Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S674-S675 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S674-S675 (October 2022)
Open Access
INCIDÊNCIA DE REINFECÇÃO POR SARS-COV-2 EM DOADORES DE SANGUE DO ESTADO DE SÃO PAULO NO ANO DE 2021
Visits
407
MAM Oliveiraa,b, EC Sabinoa,b, CL Dinardoc, ABQ Gagliotic, T Salomond,e, CS Alencarf
a Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
b Instituto de Medicina Tropical, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
c Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
d Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), Belo Horizonte, MG, Brasil
e Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
f LIM/03, Laboratório de Medicina Laboratorial, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

O objetivo do estudo foi determinar a incidência de possíveis reinfecções por SARS-CoV-2 em doadores de sangue de um hemocentro público referência da Organização Pan-Americana de Saúde, localizado no estado de São Paulo.

Material e Métodos

O presente trabalho utilizou os dados de um estudo de coorte prospectivo, com a coleta de amostras de sangue e saliva de 152 doadores de sangue, no período de julho de 2021 a janeiro de 2022. Desse total, 107 são casos que tiveram sorologia prévia positiva para SARS-CoV-2 e 45 são controles negativos. Os participantes foram acompanhados em quatro visitas ao hemocentro, a cada dois meses, para a coleta de amostras e relatos de sintomas e vacinação. Posteriormente, foram realizados testes sorológicos e RT-PCR em tempo real para detecção de SARS-CoV-2 em todas as amostras.

Resultados

Dos 152 participantes, 13 (8,6%) apresentaram resultados de RT-PCR positivos para SARS-CoV-2, sendo observado 7 casos de possíveis reinfecções e 6 casos recém-infectados. Avaliando apenas os participantes positivos, 8 (61,5%) são do gênero feminino e 5 (38,5%) do gênero masculino. 100% dos participantes positivos alegaram estarem vacinados com ao menos duas doses da vacina para COVID-19, 2 (15,4%) declararam sintomas de COVID-19 durante a coleta de amostras, enquanto 11 (84,6%) negaram a presença de sintomas. Com relação a faixa etária dos participantes infectados, 2 possuíam de 19‒28 anos, 4 de 29‒38 anos, 3 de 39‒48 anos, 3 de 49‒58 anos e 1 doador de 62 anos.

Discussão

Foi evidenciado a possível reinfecção por SARS-CoV-2 em 7 participantes, como também 6 novas infecções nos casos controle. Tal achado, associado com o fato de que todos os participantes positivos estavam vacinados no período em que as amostras foram coletadas, sugere a tendência de que mesmo com a vacinação ainda é possível infectar-se pelo vírus, além de que a infecção prévia não confere imunidade duradoura, o que foi constatado também em outros estudos. Todavia, é interessante destacar que a maioria dos participantes infectados foram assintomáticos (84,6%), o que propõe que a vacinação promove a diminuição da gravidade dos casos. Os nossos achados também demonstraram que nas faixas etárias de 29 a 59 anos houveram mais participantes infectados, sendo justamente as faixas etárias expostas a situações de risco, possivelmente devido a necessidade de locomoção e trabalho. Ademais, o número apresentado de casos positivos pode ser em razão da diminuição das restrições de distanciamento social.

Conclusão

As nossas análises, apesar de apontarem para o surgimento de novos casos de SARS-CoV-2 na população estudada, confirmaram o importante papel da vacinação, visto que foi observado a diminuição de indivíduos sintomáticos e casos graves. Por fim, em nossos resultados preliminares foram constatadas prováveis reinfecções pelo vírus, nas quais serão necessários testes adicionais para confirmação desse achado.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools