Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S686-S687 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S686-S687 (October 2023)
Full text access
INAPTIDÃO CLÍNICA E SOROLÓGICA EM DOADORES DE SANGUE DE HEMONUCLEOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO RIO DE JANEIRO
Visits
203
FM Bandeiraa, KB Fonsecaa, MC Costab, PG Mourab, TA Barrosc
a Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Grupo GSH, Brasil
c Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Comparar o perfil de inaptidão clínica entre doadores de bancos de sangue públicos universitários e privados do município do Rio de Janeiro.

Materiais e métodos

Comparação de dados do Hemoprod dos Bancos de Sangue Serum Centro e Serum Barra ( privados do Grupo GSH) e do Hospital Universitário Pedro Ernesto ( HUPE – UERJ) e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho( HUCFF – UFRJ) entre Janeiro/22 e Junho/23.

Resultados

Avaliamos o número de total de doações, sexo dos doadores, motivos de inaptidão clínica e sorológica dos 4 bancos de sangue acima citados. Serum Centro - 44.442 doadores sendo 60,25% do sexo masculino, 12,38% de inaptos clínicos e 2,61% de inaptos sorológicos. As 3 principais causas de inaptidão em ordem: Anemia, Risco para IST ( Infecção Sexualmente Transmissível) e Hipertensão. Serum Barra -29.310 doadores sendo 54,03% do sexo masculino, 14,67% de inaptos clínicos e 2,08% de inaptos sorológicos. As 3 principais causas de inaptidão em ordem: Medicamentos, Anemia, e Risco para IST. HUPE – UERJ -11.326 doadores sendo 49,12% do sexo masculino, 19,16% de inaptos clínicos e 3,53% de inaptos sorológicos. As 3 principais causas de inaptidão em ordem: Anemia, Hipertensão e Risco para IST. HUCFF – UFRJ -6567 doadores sendo 49,05% do sexo masculino, 19,81% de inaptos clínicos e 3,97% de inaptos sorológicos. As 3 principais causas de inaptidão em ordem: Anemia, Medicamentos e Acesso venoso inadequado.

Conclusão

O atendimento de saúde no setor público e privado tem públicos com diferentes principalmente do ponto de vista econômico-social. Diante desta realidade já bem descrita com relação aos pacientes, a analise comparativa nos permitiu perceber que nas unidades privadas existe uma prevalência menor de doadores inaptos tanto do ponto de vista clínico, 12,38% e 14,67% quanto sorológico, 2,61% e 2,08%, quando comparadas as unidades públicas universitárias com inaptidão clínica, 19,16% e 19,81%, e sorológicas, 3,53% e 3,97%. Importante verificar que os percentuais das unidades privadas e públicas são similares entre si. Os doadores do sexo masculino constituem a maioria nas unidades privadas, similar ao estado do Rio de Janeiro no 9ºBoletim de Produção Hemoterápica da ANVISA de 2022. Quando avaliamos os motivos de inaptidão clínica percebemos que Anemia é o único motivo que se encontra em todos os bancos dentro do 3 principais. e Risco para IST está presente em 3 das 4 instituições seguido de uso de medicamentos e Hipertensão, em metade das unidades.  A anemia costuma ser o principal motivo de inaptidão entre doadores do sexo feminino por questões fisiológicas, confirmada neste estudo. Situações de risco para IST e Hipertensão costumam ser a 2ª. e 3ªmais prevalentes, conforme ANVISA de 2022, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Desta forma, percebemos que nossos resultados se encontram similares aos demais nacionais. Deixamos a atenção para o incremento crescente de inaptidão pelo uso de medicamentos não relacionados com doenças que gerem inaptidão clínica. Pretendemos aprofundar o estudo a respeito do perfil de doadores em bancos de sangue público e privados, a fim de detalharmos as causas das divergências encontradas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools