Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S726-S727 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S726-S727 (October 2023)
Full text access
IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE LAVAGEM DE MÃOS NO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA PARA MELHORIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE/DOADOR/COLABORADOR
Visits
152
NMO Godinho, TS Oliveira, F Latini, A Cortez, KCM Souza
Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Promover a adesão dos colaboradores ao processo de lavagem de mãos, a partir da realização de uma dinâmica estabelecida, visando a melhoria na segurança do ciclo do sangue.

Materiais e métodos

Foi implementado projeto piloto com as diretrizes básicas, formulada uma apresentação sobre a importância da lavagem de mãos nos serviços de saúde, um manual de aplicação da dinâmica e um checklist de avaliação dos resultados pelo responsável da aplicação.  A aplicação do projeto consistiu em uma palestra, aplicação da dinâmica, realização de avaliação do gestor e feedback com os envolvidos sobre o desenvolvimento. Iniciado o projeto piloto com a aplicação da palestra e dinâmica nos 10 (dez) postos de coleta com toda equipe técnica e, realizada a avaliação e análise dos dados. O ciclo de capacitação foi expandido posteriormente com a capacitação presencial das lideranças de agências transfusionais para aplicação da dinâmica com as equipes e aplicação da dinâmica nas 55 (cinquenta e cinco) agências transfusionais e laboratórios.

Resultados

O programa lavagem de mãos ocorreu entre maio de 2022 a outubro de 2022, tendo sido realizado em todas as áreas técnicas. A implementação do projeto teve como foco o atendimento às seis metas internacionais de segurança do paciente, com ênfase na meta 05 - Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados. 523 colaboradores da área técnica participaram do projeto, contabilizando 70% de adesão dos colaboradores técnicos. A avaliação dos resultados quantitativa demostrou que 36,7% (192 colaboradores) atingiram o resultado muito bom dentro do checklist de avaliação, 54,1% (283 colaboradores) obtiveram o resultado bom, 7,3% (38 colaboradores) foram regulares e 1,9% (10 colaboradores) foram ruins.

Discussão

As avaliações realizadas nas áreas demonstram um índice expressivo de adesão da equipe ao processo de lavagem de mãos com resultados ótimos e bons e maior interação das lideranças e colaboradores. Os resultados corroboram com as referências bibliográficas sobre adesão dos colaboradores ao processo que referem excelência de 70%.  Os resultados foram satisfatórios dentro do resultado muito bom e bom (90,8%). No entanto, planos de ação para a capacitação contínua e maior adesão dos colaboradores foram elaborados, objetivando a segurança do doador, colaborador e paciente nos processos realizados.

Conclusão:

As mãos dos profissionais de saúde são a principal via de transmissão de microorganismos por meio da transmissão indireta. A prevenção da transmissão deve estar presente durante a rotina de todos os profissionais através da lavagem de mãos, medida mais simples, rápida, eficiente e eficaz. Com isso, programa de lavagem de mãos é de suma importância na prevenção durante as práticas diárias e conscientização dos profissionais. A promoção de dinâmicas de lavagem de mãos é uma excelente alternativa no engajamento e entendimento dos colaboradores sobre a importância do processo e é uma importante ferramenta na educação contínua.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools