Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S585-S586 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S585-S586 (October 2022)
Open Access
IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA DE DUPLA CHECAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS ANTINEOPLÁSICAS, ANTICORPOS MONOCLONAIS E ENZIMAS, COMO MEDIDA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
406
CC Tomazinho, D Holz, LS Guerra, LRS Barcelos, MAC Monjardim, MAS Afonso, MS Dorigueto, SS Marcondes, SKS Oliveira
Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), Vitória, ES, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Descrever a implantação da ferramenta de dupla checagem em Hospital Dia do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), no Espírito Santo, com monitoramento de resultado avaliado por indicador de qualidade (Taxa de realização da dupla checagem).

Material e Métodos

No período de setembro de 2021 a junho de 2022, foi realizado uma instrução a equipe sobre a realização de dupla checagem de quimioterápicos, anticorpos monoclonais e enzimas na rotina de assistência. Os medicamentos são manipulados pela farmácia de manipulação de quimioterápicos sendo entregues ao setor imediatamente antes da infusão. Neste momento dois profissionais de enfermagem realizam a conferência das informações: identificação do paciente, medicamento, dose, via de administração, horário, ordem de infusão, intervalo entre as doses, estabilidade, tempo de infusão, características do medicamento (cor, aspecto, presença de grumos e precipitados) e a programação do equipamento de infusão. Após a dupla conferência, a prescrição médica é carimbada (carimbo específico para a dupla checagem) e checada em campo padronizado e se conformidade no processo de verificação a medicação é infundida. Todas as prescrições são analisadas, observando o carimbo de dupla checagem com todos os dados preenchidos. Estes dados são descritos diariamente em planilha de Excel e aplicado o indicador.

Resultados

Foi calculado mensalmente o indicador de qualidade: taxa de adesão a dupla checagem. Em setembro de 2021 a taxa de adesão foi 86,5%, em outubro 71,5% e em novembro 80,5%. Nos meses de dezembro (2021) e janeiro (2022) a taxa de adesão foi a mais baixa de todo período avaliado 59,5% e 55,8%, provavelmente pela taxa de absenteísmo por atestado médico e férias no setor neste período. Em fevereiro, ocorreu melhora significativa da taxa, com 93% de adesão e em março e abril esses valores se mantiveram mais altos com 90% e 95% respectivamente. Já em maio ocorreu queda da adesão novamente com 70% e em junho a taxa retornou a subir para 94% de dupla checagem realizada no setor.

Discussão

A implantação desta ferramenta no setor de Hospital Dia do HUCAM foi utilizada para tentar prevenir os erros de medicação com a utilização de sistemas de barreiras imateriais (Cultura de Segurança) e também estimular a colaboração entre os profissionais no processo de trabalho. Durante os 10 meses de avaliação foram observadas algumas dificuldades para implementação: projeto de trabalho complexo, mais tempo do profissional para a realização do procedimento, início do projeto no período em que vários profissionais estavam de férias ou afastados. Após a implantação da estratégia, observou-se o relato da equipe com relação ao aumento da percepção de segurança na administração desses medicamentos; o número de eventos relacionados a erros na administração apresentou declínio, não sendo detectado neste período incidentes com dano relacionados à administração de antineoplásico, anticorpos e enzimas.

Conclusão

Embora os resultados sejam animadores, ainda há muitos desafios, como maior adesão da equipe e conscientização da importância de implementação de barreiras na administração de medicamentos potencialmente danosos. Feedback e educação continuada tem sido as estratégias para superar os desafios da adesão, o uso de tecnologia também é essencial nos processos de medicação segura.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools