Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S961 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S961 (October 2023)
Full text access
IMPACTO PSICOSSOCIAL DAS DOENÇAS HEMATOLÓGICAS PARA PACIENTES E SEUS FAMILIARES: REVISÃO DE LITERATURA
Visits
269
GHO Trévia, AG Esmeraldo, GWC Linhares, IS Sousa, KSF Araujo, MF Azevedo, RGM Araújo, RE Romero-Filho, RF Pinheiro-Filho, TP Cavalcante
Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Analisar a repercussão psicossocial das doenças hematológicas sobre os pacientes e seus familiares, analisando as diferentes dimensões emocionais, sociais e psicológicas por essas condições, a fim de compreender as experiências subjetivas desses indivíduos, incluindo o estresse emocional, o enfrentamento das adversidades, as mudanças nas dinâmicas familiares e o impacto na qualidade de vida.

Material e métodos

Trata-se de uma revisão de literatura realizada pela análise de estudos publicados entre os anos de 2019 e 2023, escritos na língua inglesa e portuguesa, obtidos através da base de dados Pubmed. Os descritores utilizados na pesquisa estão de acordo com o Sistema de Descritores em Ciências da Saúde e são respectivamente “doenças hematológicas”, “impacto psicossocial” e “estrutura familiar”.

Resultados

É demonstrado por diversos estudos que existe um risco aumentado do desenvolvimento de transtorno de ansiedade e depressão em pacientes hematológicos. Acredita-se que fatores como a gravidade da doença, suporte social e familiar e aderência ao tratamento impactam o desfecho psicológico dos pacientes, o que tem recebido importância por seus efeitos em qualidade de vida. Percebe-se que a tendência ao desenvolvimento da depressão, por exemplo, pode apresentar-se elevada mesmo após mais de uma década de diagnóstico, o que requer atenção para um cuidado psicológico continuado em pacientes hematológicos. Além disso, apesar da maior prevalência de depressão, outros transtornos psiquiátricos, como a distimia e transtorno de adaptação podem ocorrer e são complicações subdiagnosticadas em pacientes.

Discussão

O impacto psicossocial das doenças hematológicas sobre os pacientes e seus familiares é significativo e multifacetado. Essas condições podem acarretar e/ou intensificar uma ampla gama de emoções, como medo, ansiedade e depressão, devido às associações relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prognóstico, além da preocupação com a mortalidade. Os pacientes e seus parentes enfrentam desafios diários, desde a adaptação a sintomas físicos, por exemplo, fadiga, dor e fraqueza, e efeitos colaterais dos tratamentos, até o impacto na adaptação a atividades cotidianas. Concomitante a isso, é pertinente inferir que tratamentos intensivos, como a quimioterapia e transplantes, podem exigir internações hospitalares prolongadas, afastamento do trabalho e afetar a autonomia e a independência dos pacientes. Portanto, as mudanças na rotina e as restrições nas atividades sociais podem resultar no isolamento social e no comprometimento da qualidade de vida. No que diz respeito aos familiares, muitas vezes eles assumem o papel de cuidadores, lidando com o apoio emocional e os cuidados médicos, consequentemente essa responsabilidade adicional pode resultar em sobrecarga emocional e impacto negativo na sua própria qualidade de vida.

Conclusão

Conclui-se que os pacientes acometidos por doenças hematológicas, assim como suas famílias, são afetados por uma variada gama de emoções, o que repercute de forma prejudicial, afetando a qualidade de vida desses indivíduos. Portanto, a compreensão das consequências emocionais, sociais e psicológicas dessas doenças é essencial para proporcionar um cuidado integral aos indivíduos, tornando necessário ampliar o suporte psicossocial oferecido aos enfermos e aos seus familiares, a fim de melhorar a saúde e o bem-estar de todas as partes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools