Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S780 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S780 (October 2023)
Full text access
HEMOVIDA WEB NA GESTÃO DO PROCESSO DO CICLO DO SANGUE NA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL DO HOSPITAL FEDERAL DA LAGOA
Visits
237
ETS Leite, KBL Buratta, MADS Paiva, MS Dias, FMPD Chagas, FRMD Neves, RCBS Tavares
Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Avaliar o HEMOVIDA web na gestão dos processos do ciclo do sangue, na Agência Transfusional do Hospital Federal da Lagoa.

Material e métodos

Realizado pesquisa descritiva de fatos/dados coletados da realidade, e qualitativa, visando investigação na construção do processo. O estudo adotou procedimentos de observação, entrevistas e análise de documentos.

Resultados

As atividades de 2022 avaliadas através de registros no HEMOVIDA web foram: entrada de hemocomponentes para estoque (3.993) com reclassificação ABO/Rh; classificações ABO/Rh de rotina (2.656); exames pré-transfusionais (2.852); hemocomponentes transfundidos (2.852), descartados (562) e submetidos a procedimentos especiais (617), recebimento e estoque de insumos para exames e procedimentos. A coleta de dados com os colaboradores foi realizada por entrevista enviado por e-mail para os 13 colaboradores lotados na Agência Transfusional em maio de 2023: 4 médicas hematologistas-hemoterapeutas concursadas pelo Ministério da Saúde, 1 secretária administrativa diarista contratada, 1 biomédica e 7 técnicos em hemoterapia, plantonistas (6 técnicos com contrato temporário da União). Apenas 1 técnico não respondeu às perguntas no prazo estipulado de 20 dias.

Discussão

Dos 13 colaboradores atuais, 7(58%) participaram da implantação do HEMOVIDA web, sendo 5 médicas, 1 secretária e 1 técnica; os que não participaram não eram contratados na época. No ano de 2022 foram observados e analisados processos de registro de: recebimento de hemocomponentes, exames pré-transfusionais, transfusão intra-hospitalar e guarda de documentos internos com obrigatoriedade de arquivamento por 20 anos. Foram comparados dados do HEMOVIDA web com os manuais, visto os erros e realizados os acertos. A implantação do HEMOVIDA, na versão web na Agência Transfusional, iniciada em outubro de 2019, foi avaliada por 50% dos entrevistados atuais (6) como confusa, difícil e lenta. Houve dificuldade de aquisição de material de informática, desde impressoras até etiquetas e rótulos específicos para as impressoras: não é possível impressão de nova rotulagem de bolsa de hemocomponente submetido a procedimento especial, pois a impressora adquirida, apesar de ter especificações desejadas, não realiza o interfaceamento com o sistema. A implementação avaliada nos anos iniciais de 2020 e 2021 foi prejudicada pela pandemia de COVID-19: orientação dos gestores do sistema foi usar o Manual Básico de Operação por um ano, resolvendo dúvidas via Skype ou telefone. Após esse tempo, um dos responsáveis pela implantação do sistema visitou o hospital para discussão das dúvidas. Não há registros de erros cometidos na época e nem de acertos efetuados, pela ausência de critérios a serem avaliados de um sistema desconhecido pela equipe. Apenas uma colaboradora tinha conhecimento do HEMOVIDA, ultrapassado, utilizado nos hospitais como contingência. Contudo, ela foi o primeiro ‘suporte técnico presencial'na implementação do HEMOVIDA web aos colegas.

Conclusão

A estabilidade do site repercurte positivamente na qualidade dos registros e na confiabilidade dos usuários, imprescindível para a segurança do paciente. Porém, há necessidade de melhoria operacional humana, a partir de capacitação adequada de colaboradores e gestores da Agência Transfusional.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools