Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S900-S901 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S900-S901 (October 2023)
Full text access
HEMONINA E HEMONINO, MASCOTES DO MT-HEMOCENTRO: USANDO A LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE TRABALHO
Visits
170
LS Goncalves, RCG Bezerra, SVBT Baicere, FH Modolo, GC Zanela
MT-Hemocentro, Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Com o rápido e intenso processo de digitalização no mundo, grandes mudanças vem impactando os cenários sociais. Com a necessidade de aproximação e fidelização, consumidores têm sido vistos pelas marcas como seres humanos “completos, com mentes, corações e espíritos”, e segundo teóricos, o marketing passará, cada vez mais pela “criação de produtos, serviços e culturas empresariais que abraçam e refletem valores humanos”.

Objetivo

Utilizar a personificação para a criação de mascotes pelo MT-Hemocentro como forma de construção de uma narrativa que fortaleça uma identidade cultural junto aos doadores, pacientes e trabalhadores.

Materiais e métodos

A partir da antropomorfização, de uma gota de sangue, foram criadas as mascotes “Hemonina” e “Hemonino”, personagens centrais de peças publicitárias digitais e/ou impressas (veiculadas nos grupos de Whatssapp, displays acrílicos etc.) cuja linguagem é lúdica e cotidiana, como instrumento de socialização.

Resultados

De outubro/2022 à julho/2023, foram realizadas dez campanhas, para diversos processos de trabalho, protagonizadas pelas mascotes. As temáticas foram: divulgação da Lei Geral de Proteção de Dados do MT-Hemocentro (junto ao Núcleo de Gestão da Qualidade), Dia Nacional do Doador de Sangue (gerência de doação), Natal, hemoacolhimento (gestão de pessoas), identidade visual da ouvidoria do MT-Hemocentro, hemotur (captação de doadores), festa junina (pacientes do Ambulatório), uso de EPIs na prevenção acidentes de trabalho (CLST), divulgação da recente visita/auditoria Hemobrás.

Discussão

A ludicidade como elemento preponderante na mensagem, integra o ouvinte/espectador, que deixa a condição de mero receptor; ele participa do processo, através do sentir, fomentado pela interatividade promovida pela arte. Este tipo de linguagem vem sendo cada vez mais requisitada no universo corporativo.

Conclusão

A utilização das mascotes, com a intenção de fortalecer identidade e vínculo junto aos clientes (doadores/pacientes) e aos trabalhadores, tem trazido resultados satisfatórios, pois tem sido possível transmitir de maneira mais clara, não só os valores institucionais, como informações técnicas descritas da forma mais simples possível, causando o impacto desejado, no sentido de facilitar a compreensão. Observou-se que o conteúdo vem sendo comentado e replicado. O destaque fica por conta da caracterização (ambientação, roupas, acessórios) dos personagens, feitas especificamente para cada campanha, com doses de humor em todas elas, o que fortalece o vínculo com as mascotes. Destaca-se aqui, que o sentimento de pertencimento, acolhimento junto as pessoas, é o foco deste trabalho, como forma de envolver os protagonistas da política do ciclo do sangue, realizada no MT-Hemocentro, a serviço da população do estado de Mato Grosso.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools