Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S28 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S28 (October 2023)
Full text access
GRUPO BRASILEIRO DE HEMOCROMATOSE: EDUCAR SOBRE A DOENÇA PARA PRESERVAR A VIDA
Visits
235
JS Nakahara, PCJL Santos
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A hemocromatose é uma doença pouco conhecida pela população e pelos profissionais da saúde em geral, especialmente pelos sinais e sintomas não serem bem específicos e dificultarem o diagnóstico. É causada pela deficiência de hepcidina, um importante hormônio responsável pela homeostasia do ferro. A diminuição da produção ou a diminuição da atividade deste hormônio acarreta maior absorção intestinal do ferro levando a sobrecarga no organismo e, consequentemente, gerando danos em diversos órgãos. Seu diagnóstico e tratamento são processos essenciais para garantir melhor qualidade de vida ao paciente. Sabendo deste cenário, a divulgação científica realizada através do projeto de extensão pretende promover avanços para um tratamento mais individualizado e melhor acompanhamento médico por meio da propagação deste conhecimento, tendo em vista uma abordagem simples e didática com embasamento científico capaz de abranger todos aqueles interessados.

Objetivo

O Grupo Brasileiro de Hemocromatose (GBH) visa divulgar informação acessível e clara sobre Hemocromatose, por meio das mídias sociais.

Materiais e métodos

Elaboração e divulgação de um formulário via Google® Formulários para elaboração do material educativo e informativo publicado por meio das redes sociais, dentre elas o Facebook®, Instagram® e YouTube®, além do site do GBH. Importante ressaltar a colaboração internacional do GBH com a Haemochromatosis International. – uma aliança grupos e associações de mais de 30 países.

Resultados

O principal resultado observado foi o engajamento nas redes sociais e site do GBH, público esse formado por profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, que se inscreveram, seguiram e demonstraram interesse em conhecer mais sobre a Hemocromatose, além de colaborarem com futuras melhorias ao projeto de extensão.

Conclusão

Foi observada a importância e a contribuição científica neste modelo de educação em saúde para toda a população e para os profissionais da saúde, com a produção de materiais acessíveis e com embasamento científico confiáveis. Para assim desmistificar e colaborar para o melhor entendimento sobre a doença, democratizando a informação e promovendo melhor qualidade de vida de todos os envolvidos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools