Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S534-S535 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S534-S535 (October 2022)
Open Access
GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA CONTÍNUA: ANÁLISE DA MATURIDADE INSTITUCIONAL EM GESTÃO DE PROJETOS EM UM GRUPO DE HEMOTERAPIA
Visits
429
FF Seara, EF Carvalho
Grupo GSH, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Aplicar pesquisa para identificar o nível de maturidade institucional em relação ao gerenciamento de projetos do Grupo GSH, e obter dados que nortearão as próximas etapas de implantação do Project Management Office (PMO).

Material e métodos

Utilizou-se ferramenta específica para avaliação da maturidade em projetos (Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos Prado), aplicada através de questionário anônimo composto por 18 perguntas objetivas, respondido digitalmente. O link foi enviado por e-mail para 89 líderes, 40 respostas foram recebidas (adesão de 45%), entre os meses de março e abril de 2022. O questionário se divide em cultura organizacional (5 perguntas com total de 50 pontos), maturidade gerencial (8 perguntas com total de 100 pontos), aderência à metodologia de PMO (5 perguntas com total de 40 pontos), satisfação dos clientes (1 pergunta com valor de 10 pontos). O valor máximo é 200 pontos. As respostas foram registradas numa matriz de apuração específica e a pontuação total classificada em um dos 4 níveis de maturidade: baixa, mediana, alta ou madura.

Resultados

Foram alcançados 136 pontos na pesquisa realizada. Essa pontuação é correlacionada na matriz como nível de maturidade alta (“A organização tem planos específicos para chegar a alta performance na gestão de projetos. O Principal desafio do PMO é mostrar o retorno sobre o investimento em projetos”). A melhor pontuação foi em “cultura organizacional”, onde o valor obtido representa 68% do total para esse item, e a pior foi em “satisfação dos clientes”, com pontuação de 50%. As áreas “maturidade gerencial”e “PMO”ficaram ambas com 62% de pontuação.

Discussão

O resultado “nível de maturidade alta”, demonstra bem o momento em que o Grupo GSH está em relação ao gerenciamento de projetos, já que em 2021 foi realizado um investimento na estruturação de um PMO. A pontuação em cultura organizacional, demonstra que ainda existe oportunidade de crescimento e amadurecimento, mas que as lideranças percebem o investimento e as mudanças que foram realizadas. Quanto à maturidade gerencial, pôde-se perceber que há fragilidade na visibilidade dos resultados anuais em relação aos projetos previstos, já que 37% dos participantes afirmaram desconhecer a relação de projetos previstos x realizados. Os critérios definidos no planejamento dos projetos em relação à qualidade, custo, benefícios e prazo também não são percebidos como alcançados; 70% dos participantes responderam que somente às vezes os projetos atendem às expectativas iniciais. A discussão dos resultados em projetos é realizada de maneira informal, o que torna difícil confirmar se não há alinhamento entre o planejado e o realizado, ou se falta um processo estruturado. Por fim, a satisfação das equipes foi o item que ficou com a pontuação mais baixa por não haver percepção da maioria dos participantes de que há metodologia de acompanhamento específico dessa satisfação.

Conclusão

O resultado obtido demonstrou que o PMO está em fase de amadurecimento, mas é reconhecido internamente, tendo visibilidade e aceitação. E que existe oportunidade de melhoria no alinhamento entre projeto planejado x realizado, em todos os âmbitos pesquisados (resultado, custo, qualidade, prazo, benefício e satisfação).

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools