
A aloimunizacao eritrocitária pode resultar em intercorrências na vida reprodutiva da mulher, devido ao risco de doença hemolítica perinatal. Assim, a promocao de conhecimento para auxiliar a doadora de sangue em idade fertil aloimunizada, e de extrema importancia. Assim, este estudo tem como objetivo elaborar uma tecnologia educativa para aconselhamento de mulheres doadoras de sangue em idade fertil acerca da aloimunizacao eritrocitaria.
Material e métodosTrata-se de um estudo quali-quantitativo, retrospectivo de carater descritivo realizado na Fundacao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Para. Mulheres em idade fertil que doaram sangue de outubro a dezembro de 2023, foram convidadas para entrevista e foi aplicado um formulario para os profissionais de saude da imuno-hematologia e medicos hematologistas do hemocentro. A tecnologia educativa foi produzida de acordo com as respostas das participantes na entrevista, com embasamento teorico da literatura cientifica. O Comite de Etica em Pesquisa do Hospital Universitario Joao de Barros Barreto aprovou o estudo, sob o parecer n°6.137.523.
ResultadosForam entrevistadas 22 doadoras de sangue aloimunizadas, todas tiveram gestacoes, 27% aborto, e 23% transfusao de sangue. A maioria nao tinha conhecimento da aloimunizacao e risco associado e gostariam de receber informacoes escritas. O questionario online para profissionais de saude resultou em 18 respostas e a maioria escolheu instrucoes escritas com ilustracoes didaticas e consideraram importante orientacoes sobre o que e aloimunizacao, risco de DHPN e manejo no pre- natal. Foi então elaborado um folder (29,7 cm x 21 cm – tres dobras) com linguagem simples, facil entendimento e ilustracoes, baseando-se na necessidade do publico-alvo e ainda nas demandas relatadas pelos profissionais de saude, que pode ser utilizado tanto impresso como digital, contendo informacoes acerca do que e a aloimunizacao e suas implicacoes em futuras gestacoes, bem como a importancia do manejo adequado durante o pre-natal. A validação do instrumento em questão será realizada em próxima etapa do estudo, em andamento.
DiscussãoA maioria das doadoras incluidas no estudo nao tinham conhecimento da aloimunizacao e do risco de DHPN. A importancia das tecnologias educativas na promocao da saude tem sido discutida em diversos trabalhos. No Brasil, ocorre baixa prioridade da investigação da aloimunizacao, baixa articulacao da rede de atendimento pre- natal, desinformacao dos profissionais de saude, e ainda o desconhecimento por parte das mulheres, o que torna de extrema importancia instrumentos que auxiliem no aprendizado para que haja um fluxo frequente de informacoes entre os profissionais dos servicos de saude publica.
ConclusãoO folder educativo elaborado, após validação a ser realizada, é uma potencial ferramenta para contribuir em servicos de hemoterapia no aconselhamento das doadoras aloimunizadas para orienta-las de forma ludica e didatica acerca de sua condicao clinica, e permitir que essas mulheres possuam um instrumento que facilitem a concessao das informacoes obtidas ao medico obstetra durante um futuro acompanhamento pre-natal.