Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S400 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S400 (October 2022)
Open Access
EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA UM SÓ SANGUE NA DISSEMINAÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE COMO FORMA DE CAPTAÇÃO DE DOADORES
Visits
414
APP Achêa, SRCP Rizzoa, A Alvesa, LC Santosa, D Gonçalvesb, A Leiteb, V Simonettia, RM Favaa, JFC Marques-Juniora
a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Brasil
b RS Press Agência de Comunicação, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Através de parcerias estratégicas, disseminar a doação de sangue nacionalmente com a realização de coletas externas, permitindo a participação de serviços de hemoterapia públicos e privados.

Materiais e métodos

Uso de ferramentas de marketing para auxiliar na propagação da doação de sangue, utilizando como apoio um aplicativo de agendamento de doação, engajamento através das redes sociais e assessoria de imprensa. Como parte do processo, foram realizadas inúmeras visitas técnicas pela ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) a fim de viabilizar as coletas externas e fortalecer as parcerias com empresas de diversos segmentos da área pública e privada, tais como, times de futebol, empresas de transporte metropolitano, cosméticos, advocacia e universidades. O Programa Um Só Sangue identificou através do contato com os serviços de hemoterapia que promovem a causa que mesmo durante a pandemia, o processo de doação conseguiu êxito graças as ações de conscientização e coletas externas fora do ambiente hospitalar.

Resultados

No período de janeiro de 2020 a junho de 2022 foram executadas 15(quinze) coletas externas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, em parceria com 12 (doze) serviços de hemoterapia públicos e privados, cuja participação ocorreram em 1(uma) ou até 12 vezes totalizando 8.870 (Oito mil, oitocentos e setenta) bolsas de sangue coletadas. As coletas externas atingiram um número de 98 até 1032 bolsas de sangue coletadas. Este resultado representa a importância do trabalho e a estrutura do Programa Um Só Sangue na divulgação da causa, fidelização dos serviços de hemoterapia, empresas parceiras, doadores e locais cedidos para execução da coleta.

Discussão

O Programa Um Só Sangue nasceu do olhar da ABHH para a importância de enfatizar sua expertise para todos os atores envolvidos no processo de doação de sangue. Na ponta, com informação, conteúdo, parcerias com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares, influenciadores e associados, a ABHH conseguiu estabelecer um calendário permanente de doações que corroboraram com os objetivos do Programa. O Um Só Sangue remete à ideia de unidade e de que uma única doação pode representar uma mudança significativa na vida de muitas pessoas e famílias.

Conclusão

O Programa Um Só Sangue atingiu seu objetivo quanto a disseminação da doação de sangue e êxito na execução de coletas externas. Como continuidade, outros Estados participarão, trazendo geo-equidade para todo o processo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools