Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S784 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S784 (October 2023)
Full text access
EXPERIÊNCIA DE UM SERVIÇO DE HEMOTERAPIA NA BUSCA E SELEÇÃO DE BOLSAS DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS PARA USO EM RECÉM-NASCIDOS
Visits
186
SB Leitea, RM Benitesa, G Zucchettia, L Sekinea,b, JPM Franza
a Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

A busca por Concentrado de Hemácias (CH) destinados aos Recém-Nascidos (RN) é um desafio nos serviços de hemoterapia, devido necessidade de seleção criteriosa do hemocomponente para minimizar os potenciais riscos relacionados à transfusão, associados ao aumento dos níveis de potássio e/ou risco de reação hemolítica associado a altos títulos de isoaglutininas. O objetivo do trabalho foi avaliar a elegibilidade de bolsas de concentrado de hemácias a partir da titulação de isoaglutininas anti-A e Anti-B para uso em recém nascidos.

Material e métodos

Foram analisados os títulos de anti-A e anti-B IgM e IgG em amostras de sangue de doadores do grupo O RhD positivo e RhD negativo. O período avaliado foi de abril a julho de 2023 no Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram considerados os seguintes critérios de seleção do CH para titulação para uso na neonatologia: bolsa de sangue coletada com solução anticoagulante CPDA-1, com até 3 dias de irradiação, O RhD negativo C, E e K negativo. A titulação seriada para IgM e IgG foi realizada no equipamento automatizado NEO Iris®Immucor ‒ Fresenius Kabi e utilizou as hemácias A1 e B. Primeiramente foi realizada a titulação IgM em tubo na bancada, com ponto de corte 1:100. As amostras com IgM <100 foram analisadas no equipamento para IgM em 4 pontos (≤16, 32, 64 e ≥128) e IgG em 8 pontos (≤16, 64, 128, 256, 512, 1024. 2048, ≥4096).

Resultados

Avaliamos a elegibilidade de 235 amostras conforme a necessidade do serviço, primeiramente considerando os títulos IgM≤16 e IgG≤32. Destas, 82 apresentaram título de anti-A e anti-B de IgM superior ao ponto de corte na bancada, 46 apresentaram apenas título superior para anti-A e 22 apenas para anti-B. Desse modo, 150 (63,8%) amostras não foram para investigação complementar. Das 85 amostras testadas para IgM no NEO, 39 apresentaram alto título de anti-A e 30 título anti-B. Desse total, 66 amostras foram testadas para IgG, 30 apresentaram alto título de anti-A e 21 para anti-B. Do total de 235 amostras testadas, 10 (4,3%) foram elegíveis pelo título de IgM e IgG. Em uma segunda avaliação, analisamos as titulações de IgM ≤32 e IgG ≤64, onde obtivemos um aumento de 130% na disponibilidade de CH (23%‒9,8%).

Discussão

A presença de altos títulos de isoaglutininas também pode estar relacionada a existência de outras variáveis como o efeito sazonal, a influência do ambiente, alimentação e outras condições fisiológicas do doador. Os critérios de seleção restritivos estabelecidos na nossa instituição, associado aos períodos de baixo estoque de CH O RhD positivo e negativo, reduziram ainda mais a disponibilidade de bolsas para neonatologia. Devido a dificuldade em manter o estoque suficiente para atender a demanda transfusional de todos os RNs até 4 meses, modificamos o nosso protocolo assistencial e mantivemos o título IgM ≤16 e IgG ≤32 apenas para prematuro extremo (peso inferior a 1.200g) e o título IgM ≤32 e IgG ≤64 para os RNs até 4 meses.

Conclusão

Após a análise das titulações IgM e IgG para anti-A e anti-B e da demanda transfusional para neonatologia, conseguimos adequar os nossos critérios de seleção do CH sem comprometer a segurança transfusional destes pacientes, especialmente dos prematuros extremos, que são os mais suscetíveis a complicações clínicas mais graves.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools