Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S905 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S905 (October 2023)
Full text access
EXODONTIAS COM A UTILIZAÇÃO DO L-PRF EM PACIENTE COM MIELOMA MÚLTIPLO EM USO DE BIFOSFONATO: RELATO DE CASO
Visits
228
LB Nunes, VLD Costa, PRS Barros, RDS Pinheiro, W Hespanhol, ESL Pereira, IV Silva, SCS Passos, VCM Braga
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O mieloma múltiplo caracteriza-se por expansão clonal plasmocitária na medula óssea e produção de imunoglobulina monoclonal, promovendo progressivamente destruição óssea, falência renal, supressão hematopoiética e infecções. Os bifosfonatos são inibidores específicos da atividade osteoclástica e eficazes no tratamento da hipercalcemia associada às neoplasias malignas podendo reduzir o aparecimento de complicações esqueléticas. Porém, entre suas propriedades destacam-se a capacidade de inibir a função osteoclástica e a característica antiangiogênica, o que pode dificultar a cicatrização alveolar em pacientes que necessitem realizar extrações dentárias. Esses pacientes precisam de cuidados especiais devido ao risco aumentado de desenvolver um efeito adverso denominado osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (ONM). A osteonecrose apresenta-se como uma exposição de osso avascular, associada ou não a processo inflamatório, causando dor e dificuldade de função. O uso da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF), um concentrado plaquetário autólogo, tem sido empregado em extrações dentárias em pacientes que utilizam medicamentos que interferem no processo de cicatrização alveolar, como é o caso do ácido zoledrônico.

Objetivo

Relatar um caso clínico com a utilização do L-PRF em alvéolos após exodontias em paciente com mieloma múltiplo em uso do ácido zoledrônico (EV)

Materiais e métodos

Coleta do sngue do paciente (10 mL) por punção venosa em tubos de ensio plástico sem nenhum aditivo. Em seguida faz-se imediatamente a centrifugação do material em 200 G ou 400 G durante 10 minutos.

Relato de caso

Paciente 56 anos, sexo feminino, internada no Hemorio, portadora de mieloma múltiplo em uso do ácido zoledrônico EV que necessitava de realizar exodontias de três elementos dentários com doença periodontal avançada. Foi solicitado a suspensão do ácido zoledrônico por dois meses para realização das extrações dentárias. Após esse período, as exodontias foram realizadas de acordo com o nosso protocolo cirúrgico e em seguida foi colocado a membrana de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) nos alvéolos da paciente. Após três dias do procedimento a paciente foi avaliada e o processo de reparação alveolar estava favorável. Após sete dias foram removidas as suturas e reavaliada a ferida cirúrgica. Não havia inflamação tecidual e os rebordos alveolares estavam em ótima cicatrização.

Discussão

A literatura vem demonstrando importante benefício do L-PRF após extrações dentárias, isso acontece devido a liberaçãogradativa de fatores de crescimento e marcadores inflamatórios, acelerando o processo de reparação óssea e tecidual. Sendo assim, o seu uso tem se apresentado bastante promissor na prevenção da ONM em pacientes tratados com ácido zoledrônico. Algumas das principais vantagens observadas são: cicatrização mais eficaz, melhor pós-operatório e menor risco de infecção.

Conclusão

Os benefícios do L-PRF, como a boa cicatrização, os baixos riscos de uso e a disponibilidade de métodos de preparação fáceis e de baixo custo devem encorajar mais cirurgiões-dentistas a adotar esta tecnologia em suas práticas para o benefício de seus pacientes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools