Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S720-S721 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S720-S721 (October 2023)
Full text access
ESTRUTURAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO COMITÊ DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE EVENTOS (CIAE)
Visits
170
LFF Dalmazzo, RC Trabanca, ACC Cordon, VM Oliveira, TS Claudio, LSM Oliveira, TG Jesus, LL Pereira, EMC Silva
Grupo GSH, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Corroborando com a prática de notificações de  incidentes, o qual o grupo mantem uma excelente adesão, e compactuando com o princípio da melhoria contínua, base do nosso DNA institucional, no ano de 2022 foi instituído o Comitê de Investigação e Análise de Eventos (CIAE). Sendo uma instância colegiada, de caráter consultivo cujo objetivo é promover a investigação,  análise e direcionar as ações para a promoção da cultura de segurança do doador, paciente e colaborador.

Objetivo

Apresentar a construção desse fórum, viabilizando ações de melhoria corporativa em prol da segurança e excelência na prestação de serviço, com a tríade de beneficiários: colaborador, doador e  paciente.

Método

Pesquisa de conteúdos já publicados, como na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), outras literaturas nacionais e internacionais como no Serius Hazards of Transfusion (SHOT), para adaptação conforme o perfil do Grupo.

Resultados

O próprio regimento do Comitê, estruturando finalidades; termos e definições; composição; e responsabilidades de membro, fixos ou dos convocados para discussões pontuais; o fluxo das reuniões e deliberações; a metodologia para a gestão de riscos institucionais, desde a investigação até execução do plano de ação. Além da pauta fixa, nas reuniões são apresentados número de notificações, correlacionando com número de procedimentos realizados,  estratificadas por mês e por tipo de evento, conforme a taxonomia da OMS (Organização Mundial da Saúde), apresentados também por setores notificantes e notificados. Exposição detalhada dos eventos de maior impacto e  maior incidência. Assim conseguimos ter uma visão sistêmica para traçar ações de forma concisa, a nível organizacional.

Discussão

Realizada a pesquisa bibliográfica para construção do comitê, reuniões e o alinhamento das ações de melhoria, na qual destacamos uma importante ação realizada,  a reestruturação do Programa de Educação Continuada (PEC) para o treinamento inicial de novos colaboradores e para reciclagem dos demais, com a revisão do POP (Procedimento Operacional Padrão), dos cronogramas de acordo com os cargos e de instrumentos de avaliação, divido em prática e teórica I e II. Para aumentar a confiabilidade dos processos envolvidos, disseminando os métodos e técnicas, minimizando falhas. Assim com a restruturação corporativa fica nivelado proporcionando resultados sistêmicos de excelência.

Conclusão

Trata-se de um fórum que agrega valor ao Grupo a cada nova análise dos dados e execução dos encontros, pois o Comitê promove e apoia a implementação de iniciativas voltadas à qualidade das rotinas padronizadas, com a participação de membros importantes, desde a Diretoria técnica à Operação, proporcionando essa articulação entre o teórico e prático, garantindo a realização dos fluxos conforme os padrões estabelecidos. Desta forma, o CIAE é uma ramificação do Plano de Segurança do Doador e Paciente, o POP de Registro de Notificações, o POP de Atendimento às Segundas Vítimas na Ocorrência de Eventos Adversos e o POP do Disclosure, fortalecendo essas metodologias e as boas práticas do Grupo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools