Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S925 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S925 (October 2023)
Full text access
ENTRE NÓS TRABALHADORES DO MT–HEMOCENTRO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DE SAÚDE
Visits
160
SVBT Baicere, RCG Bezerra, RCF Krause, FH Modolo, HLP Júnior, LS Gonçalves
MT-Hemocentro, Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A literatura vem trazendo que a vivência ou reflexão sobre as práticas podem produzir contato com o desconforto, disposição para produzir alternativas, conceitos para enfrentar os desafios e produzir transformações.

Objetivo

Contribuir por meio da integração o compartilhamento de problemas, dificuldades e vivências no cotidiano para melhorar as relações de trabalho e saúde.

Materiais e métodos

O projeto Entre Nós trabalhadores do MT- Hemocentro, contemplou três eixos temáticos: saúde, qualidade e integração. Trata-se de uma ferramenta de atenção, cuidado, escuta e acolhimento voltada a construir redes de trabalho por meio da grupalidade, com vistas a fomentar momentos de encontro, diálogos, vivências, ações e práticas integrativas e complementares de saúde.

Resultados

As atividades de rodas de conversa do projeto foram planejadas e sistematizadas em 2019, utilizou-se como ferramenta o registro das listas de presenças, tendo como resultado 10 encontros com a participação de 63 servidores. Em 2020, foi realizado 01encontro com 04 servidores. E a partir de 2022, foi aplicado um questionário para avaliar o índice de satisfação, com a pontuação de 1 ou 7, onde 1 representou Muito Insatisfeito e 7 Muito Satisfeito. Foi realizado 05 encontros com total de 70 participantes, onde 68 servidores responderam Muito Satisfeito (97%), não houve manifestação de Muito Insatisfeito e 2 participantes não realizaram avaliação. Em 2023, realizou-se 06 rodas de conversa com participação de 98 servidores, deste 75 avaliaram como Muito Satisfeito (77%) e foi observado que 23 participantes (23%) não realizaram a avaliação da ação desenvolvida.

Discussão

O espaço da roda de conversa é uma metodologia dinâmica de aproximação humanizada e produtiva em serviço, estimula ao protagonismo entre os servidores, gestores e os processos de trabalho. Nesse sentido, a roda de conversa realizada no MT-Hemocentro propiciou a melhora do clima institucional e da cultura, priorizando o diálogo e pouco a pouco foi expandindo a manifestação de ideias, compreensão das ações, decisões coletivas e comportamentos. Dessa maneira, causou impacto e oportunidade de melhoria nas relações e na gestão do trabalho, o que foi demostrado com os resultados: no ano de 2022 com 97% de Muito Satisfeito e em 2023 com 77% de Muito Satisfeito.

Conclusão

A metodologia das rodas de conversas, um espaço de ação e integração dos trabalhadores, possibilitou mobilizar, modificar, manifestar impressões, sentimentos entre os servidores e trabalhar na construção de uma ambiência acolhedora e humanizada na instituição.

Observou-se que as atividades realizadas (rodas de conversas) no MT-Hemocentro impactaram na sensibilização dos trabalhadores, quanto a participação e envolvimento nas atividades, melhorando as relações interpessoais e contribuindo assim, para melhoria do clima institucional e das práticas em serviço.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools