Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S967 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S967 (October 2023)
Full text access
ENSINANDO A DAR NOTÍCIAS RUINS: O USO DO OSCE NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA
Visits
191
LFB Botelho, LGF Lima
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Um dos maiores desafios do jovem médico é criar a habilidade de comunicação de más notícias. A hematologia, por lidar com patologias de natureza maligna e com prognóstico reservado, é uma disciplina onde esta habilidade pode ser explorada. O exame clínico objetivo e estruturado (OSCE) é uma ferramenta extremamente útil para trabalhar essas questões com os alunos de graduação em medicina.

Materiais e métodos

O OSCE foi aplicado para os alunos regularmente matriculados na disciplina de hematologia da UFPB no período letivo de 2022.2. A questão relatava o caso clínico de um engenheiro de 34 anos que apresentava adenomegalias cuja biopsia revelava ser um linfoma folicular. O paciente era interpretado por uma ator treinado e o aluno assumia o papel do médico. O aluno tinha que informar o diagnóstico e responder as perguntas do paciente, dentre elas se a doença tinha cura. Cada aluno tinha 10 minutos para completar a questão e eram avaliados pelo professor da disciplina.

Resultados

Cinquenta alunos participaram do OSCE, apenas 20 (40%) conseguiram informar o diagnóstico de forma correta, com 12 (24%) não informando da natureza maligna da doença. Um total de cinco alunos (10%) souberam informar de forma precisa sobre a curabilidade da doença e apenas um aluno (2%) conseguiu completar a questão.

Discussão

Durante o curso de graduação de medicina faltam oportunidades para se trabalhar a comunicação de más notícias. Mais da metade dos estudantes não souberam informar o diagnóstico de forma correta por usarem de expressões como “doença do sangue” ao invés de serem precisos no nome e na natureza da doença. A vasta maioria hesitou em informar que a doença não tem cura optando por desviar da pergunta. Também foi perceptível que a maioria não encarou o paciente nos olhos e não soube consolar o paciente. Embora o fato de estar sendo avaliado seja um fator que pode afetar o desempenho do aluno, o baixo desempenho global alerta para que iniciativas que reforcem as habilidades de comunicação sejam implementadas nos cursos de medicina.

Conclusão

A disciplina de hematologia é uma oportunidades de trabalhar a habilidade de comunicação dos estudantes de medicina podendo ser as avaliações do tipo OSCE uma ferramenta útil.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools