Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S119-S120 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S119-S120 (October 2023)
Full text access
EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO INTERMITENTE SOBRE O PERFIL LEUCOCITÁRIO EM HOMENS FISICAMENTE ATIVOS: UM ENSAIO CLÍNICO
Visits
267
FCM Theodoroa, PF Almeid-Netoa, RE Martinsa, IAF Bahiaa, RD Limaa, GHM Oliveirab, BGAT Cabrala, PMS Dantasa, MDGP Araújob, GBC Juniorc
a Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
b Laboratório de Citometria de Fluxo, Hemocentro Dalton Cunha (HEMONORTE), Natal, RN, Brasil
c Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

O exercício físico intermitente (EFI) se caracteriza por diversos estímulos consecutivos de alta intensidade intercalados por um breve período de recuperação realizados em um curto espaço de tempo. Sabe-se, que quando realizado em alta intensidade o exercício físico contínuo aponta potencial imunossupressor, entretanto, ainda são necessárias mais informações a respeito do potencial imunossupressor do EFI de alta intensidade. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do EFI sobre o perfil leucocitário de homens fisicamente ativos.

Métodos

Ensaio clínico não randomizado, com amostra composta por 16 homens fisicamente ativos (Idade: 23.2 (2.9) anos, estatura(cm): 175 (6,5), peso(kg): 77.3 (18.9), IMC(kg/m2): 25.9 (5.4)). Os procedimentos do presente estudo consistiram na realização de uma sessão de EFI que ocorreu em uma pista oficial de atletismo. A sessão de EFI, consistiu na realização de três séries (intercaladas por 5-min de repouso passivo) de seis sprints de 35-m (intercalados por 10-s de repouso passivo). Amostras sanguíneas foram coletadas nos momentos pré, imediatamente após, duas horas após e 24h após a sessão de EFI. Posteriormente, realizamos análises de leucograma nos diferentes momentos do presente estudo.

Resultados

Em relação ao momento pré EFI, os níveis totais de leucócitos e de subpopulações leucocitárias (linfócitos, monócitos e granulócitos) aumentaram nos momentos imediatamente após (p < 0.001), duas horas após (p = 0.002) e retornaram aos níveis basais no momento 24h após (p = 0.7).

Conclusões

Até duas horas após uma sessão de EFI de alta intensidade o perfil leucocitário de homens fisicamente ativo aponta potencial imunossupressor, retornando aos níveis basais 24h após.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools