Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S291 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S291 (October 2023)
Full text access
EFEITO DA INGESTÃO DE UM SORVETE COM ALTO TEOR DE PROTEÍNAS E BAIXO TEOR DE GORDURAS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM LEUCEMIA AGUDA DURANTE A QUIMIOTERAPIA
Visits
188
BF Dambrósa,b,c,d, AMF Andradea,b, RCH Limaa,b,c,d, EA Beteillea,b, LTX Ruhnkea,b,e, RA Kobusa,b,c,d, LK Vizzottoa,b,d, MDHC Costaa,b, G Steffenelloa,b, FGK Vieiraa,b,c,d
a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
b Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
c Programa de Pós-Graduação em Nutrição
d Curso de Graduação em Nutrição
e Curso de Graduação em Farmácia
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/Objetivos

As leucemias representam um grupo heterogêneo de neoplasias que se caracterizam pela proliferação de células hematopoiéticas malignas. A quimioterapia é o tratamento de escolha, porém os efeitos adversos podem impactar diretamente o estado global de saúde e reduzir a qualidade de vida dos pacientes. Criar estratégias que possam minimizar os efeitos são essenciais para garantir melhores desfechos clínicos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da ingestão de um sorvete com alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras sobre a qualidade de vida de indivíduos com leucemia aguda durante a quimioterapia.

Material e métodos

Ensaio clínico randomizado pragmático (RBR-5dvnbqx), de grupos paralelos, controlado, uni-cego, realizado com indivíduos adultos, com diagnóstico recente de leucemia aguda e aptos a iniciar o primeiro ciclo de quimioterapia. A amostra foi constituída de indivíduos com média de idade de 42,9 anos, sendo 40% do sexo feminino e 70% diagnosticados com Leucemia Mieloide Aguda. A amostra foi randomizada em grupo controle (n = 4), que recebia a dieta do hospital e grupo intervenção (n = 6), que recebia mais 120 g do sorvete, diariamente por 21 dias. A qualidade de vida foi avaliada através do questionário validado para pacientes brasileiros com câncer, o European Organisation for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire Core 30, aplicado nos dias 1 e 21 após o início concomitante da quimioterapia. O score do estado de saúde global varia de 0 a 100 sendo que uma maior pontuação indica melhor qualidade de vida. Na escala de sintomas os scores variam de 0 a 100 com menor pontuação indicando melhores desfechos. Os resultados foram expressos como diferenças de médias: diferença entre o score do dia 21 e o do dia 1.

Resultados

Os resultados preliminares deste estudo, ainda em andamento, demonstram que o grupo intervenção apresentou aumento médio do score referente ao estado de saúde global de 20,83 pontos, enquanto que o grupo controle reduziu seu estado global de saúde em -2,08 pontos, indicando piora da qualidade de vida. Quando avaliada a escala de sintomas, o grupo intervenção comparado ao grupo controle apresentou melhores desfechos em relação a náusea e vômito (-2,78 vs 8,33), constipação (-22,22 vs -16,66), diarréia (22,22 vs 25) e dificuldades financeiras (5,56 vs 16,67). Nos outros sintomas que compõem a escala, o grupo intervenção apresentou resultados inferiores em fadiga (-14,81 vs -25), dor (-19,44 vs 41,67), insônia (-33,33 vs -16,67), perda de apetite (11,11 vs 8,33) e resultados similares para dispneia (-33,33 vs -33,33).

Discussão

O efeito positivo de intervenções nutricionais orais sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer em geral já tem sido observado, no entanto, poucos estudos envolvendo pacientes com câncer hematológico, principalmente nas fases iniciais da doença e tratamento, foram encontrados.

Conclusão

O uso da intervenção nutricional de forma precoce parece melhorar o estado global de saúde e alguns parâmetros de sintomas, impactando na qualidade de vida. A continuidade deste estudo, alcançando um tamanho amostral mais representativo e associando com outros desfechos clínicos, pode trazer contribuições científicas relevantes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools