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Vol. 42. Issue S2.
Pages 480-481 (November 2020)
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EDUCAÇÃO SOBRE ANEMIA COM PACIENTES DO GRANDE RECIFE ATENDIDOS PELO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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G.O.M. Soaresa,b, M.F.M. Araujoa,b, G.C. Nascimentoa,b, G. Verasa,b, I.C.V. Piscoyaa,b, I.P. Serura,b, C.C.C. Meloa,b, J.O. Vieirab,c
a Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
b Liga Acadêmica de Hematologia de Pernambuco (LAHEPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
c Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (CEON/HOUC), Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
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Objetivos: As extensões universitárias objetivam a inserção do estudante no contexto profissional, sob a tutoria de um docente, a fim de proporcionar o desenvolvimento acadêmico por meio de experiências práticas com pacientes do Sistema Único de Saúde, fomentando o aprendizado sobre a importância de um atendimento digno e multidisciplinar para uma abordagem adequada e biopsicossocial ao paciente. A Liga Acadêmica de Hematologia de Pernambuco (LAHEPE) tem como relevante ação a extensão universitária “Fique atento: pode ser anemia”, que realiza atividades semanais, no Grande Recife, de educação em saúde sobre a anemia, direcionando as atividades sobretudo para prevenção e conscientização, estabelecendo vínculo regular com a comunidade. Materiais e métodos: São realizadas atividades semanais pelos membros da LAHEPE, estudantes de Medicina matriculados entre o quarto e décimo período na Universidade de Pernambuco, com palestras e debates, em horário e dia pré-definidos. O público-alvo é formado por pacientes que aguardam atendimento ambulatorial no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e em USFs no Grande Recife. As atividades são de educação em saúde e visam esclarecer dúvidas sobre a anemia e suas implicações, além de formas de prevenção, entre elas, uma dieta equilibrada. Os encontros baseiam-se em panfletagem, exposição de pôster, diálogo, espaço para dúvidas e relato dos pacientes sobre a doença. Além disso, discussões mensais entre ligantes, visando melhorar o diálogo com a população e contribuir com novas formas de abordagem do tema. Resultados: A anemia, extremamente presente na prática clínica, é comumente causada pela deficiência de ferro (50% dos casos), de vitamina B12 e de folato (macrocitose), bem como por inflamação crônica e doenças hereditárias (talassemias e anemias falciformes). A experiência das intervenções a respeito da anemia pôde transformar conhecimentos teóricos em atividades de impacto e relevância social, em consonância aos preceitos das extensões universitárias definidos por Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, trocando experiências e percepções com a comunidade sobre a anemia, o ligante pôde agregar mais entendimento sobre essa patologia tão prevalente. Em relação ao público-alvo, as ações foram de extrema importância para a retirada de dúvidas e esclarecimento da prevenção e de possíveis complicações. Foi possível ainda, aplicar parte do conhecimento, muitas vezes restrito ao meio acadêmico, à melhoria da educação em saúde. Além disso, como a prática é baseada no diálogo, a estruturação do conhecimento não foi feita de maneira vertical, apenas com exposições científicas. Pelo contrário, os membros da LAHEPE puderam ouvir os relatos e o que o paciente entende como tratamento, seja por meio de receitas caseiras, dicas de alimentos ou outras formas não convencionais. Conclusão: Dessa forma, por meio das atividades educacionais regulares da extensão “Fique Atento: Pode ser anemia” foi possível contribuir na conscientização da população, promovendo ações de combate à anemia, desenvolvendo debates, discussões e acima de tudo, ouvindo o que a população tinha a dizer sobre o tema. Dessa maneira, o ligante gerou educação em saúde e abriu espaço para uma relação horizontal, respeitando e valorizando o conhecimento dos pacientes e assim, contribuindo na redução dos casos de anemia.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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