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Vol. 42. Issue S2.
Pages 355 (November 2020)
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DOAÇÃO DE SANGUE E VULNERABILIDADE MORAL COMO TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO MÉDICA
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G.S. Sastre, E.A.S. Monteiro, J.E.M. Costa, L.F. Macedo, T.L.G.P. Braga, T.R. Bastos, A.C.V. Soeiro
Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
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Objetivo: Investigar o conhecimento e as atitudes dos estudantes de medicina acerca dos critérios para doação de sangue adotados nacionalmente, em especial aqueles destinados aos homens que fazem sexo com outros homens (HSH), tendo como eixo de discussão o conceito de vulnerabilidade moral. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e com predomínio de abordagem quantitativa. No total, participaram 167 estudantes de medicina de uma instituição pública, matriculados em diversas etapas do curso, os quais responderam a um questionário online, por meio da Plataforma Google Forms. A coleta somente teve início após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Verificou- se que grande parte dos participantes tinha conhecimento acerca dos critérios de doação de sangue, incluindo aqueles relacionados aos HSH. Aproximadamente 80% dos estudantes não concordavam com o critério excludente para os HSH e concordavam que as restrições fortaleciam uma condição de vulnerabilidade moral dos HSH. Discussão: Os resultados do estudo demonstram que apesar dos estudantes conhecerem os critérios de doação de sangue, as informações sobre o tema foram obtidas fora do âmbito das atividades acadêmicas, como congressos ou seminários organizados por outras instituições. Além disso, os achados revelaram que, apesar dos participantes demonstrarem uma atitude crítica e problematizadora, há poucos conteúdos relacionados ao assunto na grade curricular do curso, em especial no que se refere aos aspectos éticos e morais envolvidos na temática. Conclusão: Os resultados da pesquisa demonstram que assuntos relacionados à vulnerabilidade moral precisam ser problematizados na educação médica. Em se tratando das restrições relacionadas a HSH, há questões históricas que precisam ser resgatadas para que os alunos possam contextualizar as diversas dimensões ideológicas que tangenciam o tema, um importante exercício na formação de futuros profissionais. Assim, a inserção das humanidades médicas nos currículos das universidades de medicina representa uma importante ferramenta para potencializar o debate sobre as políticas públicas e suas implicações ao campo das práticas médicas.

Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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