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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S1000-S1001 (October 2023)
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HEMO 2023
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DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO E APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA
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NS Sampaio, LC Figueiredo, RC Bokehi, RBG Souza, LM Dantas, LM Salla, SBC Pimentel, LB Saavedra, BC Pizeta, VRGA Valviesse
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Objetivos

O objetivo deste estudo é relatar as experiências de monitores da disciplina de Hematologia e Hemoterapia da UNIRIO na aplicação de casos clínicos como ferramenta para aprimoramento do aprendizado e prática do raciocínio clínico.

Materiais e métodos

Relatar na forma de relato de experiência a atividade desenvolvida por monitores da disciplina de Hematologia e Hemoterapia da UNIRIO.

Resultados

A monitoria é estruturada em dois momentos para estimular a participação ativa dos estudantes. A primeira etapa consiste no envio do caso clínico via Google Classroom, plataforma do Google utilizada pela disciplina, referente à aula da semana. No segundo momento, os monitores gravam uma discussão do caso clínico correlacionada com o tema da semana com a supervisão do professor responsável para resolução e breve revisão do tema proposto. Dessa forma, os alunos têm acesso a esses vídeos tanto para confirmarem suas hipóteses e também para sanarem dúvidas existentes. Também foram postados casos integrativos de síndromes que ocorrem em associação a diversas doenças hematológicas, como síndrome de hiperviscosidade e síndrome de lise tumoral.

Discussão

A disciplina de Hematologia e Hemoterapia é ministrada aos discentes do sétimo período da graduação de Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O aprendizado dessa especialidade é de suma importância para a formação do médico generalista, tendo em vista que durante a prática clínica o profissional irá se deparar com doenças da área ou que estejam correlacionadas com a mesma. O conteúdo ministrado durante a graduação é extenso e complexo, motivos que aumentam as dificuldades e inseguranças dos alunos. O raciocínio clínico é umas das principais habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes de medicina, ele se dá por meio de um processo que utiliza tanto raciocínio intuitivo (não analítico) quanto hipotético-dedutivo (analítico). A utilização simultânea das duas formas de raciocínio permite uma maior competência diagnóstica, tanto pela criação de esquemas mentais de doença quanto pela maior percepção e análise cuidadosa acerca das mesmas. Pensando neste cenário e nos benefícios do estímulo ao raciocínio clínico, foi desenvolvido o projeto de casos clínicos na disciplina. Os casos clínicos possibilitam que os alunos a partir da base teórica sedimentem o conteúdo e pratiquem o julgamento clínico, além de prepararem-se para melhor atuação na área profissional, seja como especialista ou como generalista.

Conclusão

Com a prática dessa atividade objetiva-se maior engajamento dos alunos com a disciplina, redução da insegurança, aumento exponencial na aprendizagem e consequentemente, melhora nas avaliações da disciplina.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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