Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S765 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S765 (October 2023)
Full text access
DIFICULDADES DA HEMORREDE NO FORNECIMENTO DE PLASMA PARA FRACIONAMENTO INDUSTRIAL
Visits
197
RG Bastos, ES Silva, GA Nascimento, RCA Aguiar, LA Dantas, FB Monteiro, MPR Lima, SM Oliveira
Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), a partir da Portaria 1.710/2020 retomou as atividades para qualificação da hemorrede com a realização das auditorias, ampliação da captação de plasma excedente e produção de hemoderivados. A auditoria dos fornecedores de plasma é uma avaliação sistemática do atendimento dos processos às regulamentações em consonância com o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com as Boas Práticas do Ciclo do Sangue e com as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos Hemoderivados. Nessas visitas de qualificação é utilizado como instrumento um check-list com diversos itens a serem avaliados, por meio dos quais é verificado se os serviços cumprem as normas sanitárias e os requisitos de produção do fracionador quanto a seleção de doadores, coleta, processamento, estocagem, transporte de hemocomponentes, controle de qualidade e triagem laboratorial relativos à produção de plasma. Além de identificar a aptidão dos Serviços de Hemoterapia brasileiros a fornecer plasma para fracionamento industrial, as auditorias de qualificação dos fornecedores de plasmas têm como objetivo a obtenção de evidências para promover a melhoria contínua da hemorrede.

Objetivo

Identificar as principais dificuldades enfrentadas/apontadas pelos serviços de hemoterapia para o fornecimento do plasma excedente do uso transfusional à Hemobrás.

Material e métodos

Análise descritiva dos relatórios das auditorias de qualificação da Hemorrede e respostas fornecidas por esses serviços através de formulário enviado pela Hemobrás para levantamento de informações.

Resultados

Os principais entraves identificados/apontados foram agrupados e estão descritos a seguir: capacidade insuficiente de congelamento e armazenamento de plasma (43%); limitação de recursos humanos (17%); adequação do sistema informatizado (15%); equipamentos obsoletos (9%); necessidade de um sistema para monitoramento contínuo de temperatura (8%) e dificuldade na aquisição de serviço para manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos (8%). Necessidades específicas também foram citadas como, por exemplo, manutenção corretiva dos elevadores em serviço no qual o estoque de plasma fica armazenado no terceiro andar, aquisição de loggers para validação do congelamento de plasma, incremento do parque tecnológico e implementação do controle de qualidade do hemocomponente.

Conclusão

As informações dos relatórios e os dados informados pelos serviços de hemoterapia permitiram identificar as principais dificuldades que precisam ser solucionadas, além de servirem como instrumento das ações em busca das melhorias necessárias. Foi possível identificar que o principal entrave para a ampliação na disponibilidade do plasma industrial à Hemobrás é a capacidade insuficiente de congelamento e armazenamento de plasma, seguido da necessidade de adequação do sistema informatizado e da limitação de recursos humanos. Dessa forma, fica evidente a necessidade de investimentos na hemorrede para que, juntos com a Hemobrás e Ministério da Saúde, os serviços de hemoterapia do país consigam contribuir de forma efetiva para a produção de medicamentos hemoderivados obtidos a partir do plasma brasileiro a serem disponibilizados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools