Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S634 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S634 (October 2023)
Full text access
DETECÇÃO DE ALOANTICORPOS CHIDO E RODGERS NO LABORATÓRIO DO VITA HEMOTERAPIA DA BAHIA
Visits
261
S Falcãoa, R Silvaa, R Coutosa, E Limab, At-Hsib, A Soaresa, A Piresa
a Banco de Sangue Vita Hemoterapia da Bahia, Salvador, BA, Brasil
b Agência Transfusional do Hospital Santa Izabel – Vita Hemoterapia da Bahia, Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O sistema Chido/Rodgers (ISBT 017) contém nove antígenos: Ch1, Ch2, Ch3, Ch4, Ch5, Ch6, WH, Rg1, Rg2. Apresentam alta frequência populacional, os antígenos Chido (Ch) e Rodgers (Rg) estão presentes em cerca de 96‒98% da população em geral, são sensíveis aos tratamentos enzimáticos e os anticorpos anti-Ch/Rg não apresentam importância clínica, no entanto, a presença desses anticorpos complica os testes pré-transfusionais por se apresentarem com padrões sorológicos fracos e variáveis, que não são reprodutíveis, podendo dificultar a detecção de aloanticorpos adicionais com significado clínico. A inibição plasmática é um instrumento valioso nos testes pré-transfusionais pois os anticorpos anti-Ch/Rg são removidos do teste, permitindo detectar possíveis aloanticorpos adicionais.

Relato de caso

Paciente V.S.R.C., feminino, residente em Salvador, 72 anos, Hemorragia gastrointestinal, politransfundida, Hb 5,5, com histórico prévio de Pesquisa de anticorpos irregulares negativa. Realização dos testes pré-transfusionais na agência: tipagem sanguínea B Rh (D) Positivo, PAI Positivo em Gel LISS/Coombs. Como a pesquisa de anticorpos irregulares foi positiva, as amostras foram encaminhadas para o laboratório do Hemonucleo. Investigações iniciais: Tipagem sanguínea B Rh (D) Positivo, PAI Positiva em Gel LISS/Coombs. TAD negativo, A identificação de anticorpos demonstrou anticorpos reativos contra todas as hemácias testadas com diferentes graus de reatividade (W a 2+). Os anticorpos não reagiram com hemácias tratadas com enzima. Estudos de titulação demonstraram título = 32 mantendo o grau de aglutinação (2+) do soro puro até a última diluição reagente. Foi realizado o estudo de inibição plasmática com o soro da paciente utilizando o pool de plasma de seis doadores do grupo AB e os anticorpos foram neutralizados. Entre os dias 03.06. a 12.06.22, a paciente usou 04 concentrados de hemácias compatíveis pela técnica de neutralização do plasma, sem intercorrências. Paciente recebeu alta recuperada.

Discussão

O grupo sanguíneo Chido e Rodgers são epítopos no componente C4 do Complemento, adsorvidos aos eritrócitos a partir do plasma. Polimorfismos associados a esses epítopos podem levar à formação de anticorpos para os antígenos Chido e Rodgers em doentes transfundidos. Sem custo adicional, pois utilizamos amostras de doadores e os reagentes da rotina, a utilização da técnica de inibição plasmática foi essencial para a identificação dos anticorpos presentes no soro e a realização da transfusão com segurança.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools