Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S969 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S969 (October 2023)
Full text access
DESENVOLVIMENTO E IMPACTOS DE UMA JORNADA ACADÊMICA DE UMA LIGA DE HEMATOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
179
IDM Gonçalves, PHM Pereira, AS Fujita, JVM Cunha, FS Rodrigues, GTM Morais, MCS Freitas, MDS Montenegro
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Relatar e descrever estratégias de organização e impactos envolvidos na realização de um evento acadêmico por uma liga acadêmica de Hematologia.

Material e métodos

Realizado pela Liga Acadêmica de Hematologia da UnB (LAHem) no dia 08/07/2023, na Faculdade de Medicina da UnB, com o patrocínio do Hospital DF Star de Brasília e da Rede D'Or, além do apoio institucional da Academia Interligas do Distrito Federal, o evento consistiu na “Oitava Jornada Acadêmica de Hematologia da UnB - Desafios em Imunoterapia: Acesso, Efetividade e Terminalidade”. Este relato elenca o planejamento executado e as métricas extraídas do perfil online da liga, fornecidas pela plataforma Instagram Business Insights.

Resultados

A jornada foi planejada ao longo de dois meses, idealizada pelos ligantes com o intuito de expor uma visão abrangente sobre imunoterapia, sua efetividade, os desafios no acesso e a judicialização. Foi divulgada por mídias sociais, estabelecendo parcerias com outras ligas acadêmicas da região para captação de inscrições (165 ao todo, com 130 presentes). O principal meio de veiculação foi o Instagram, com 25 posts, um vídeo em reelse 74 stories; 73% dos perfis alcançados pelo reels eram de não seguidores (73%), com maior eficiência se comparado aos posts (43%) e aos stories (13%). Por meio destes, 4.880 contas foram alcançadas, sendo 1.621 seguidores (+49,9%) e 3.259 não seguidores (+2179%), gerando aumento expressivo de visibilidade do perfil, especificado entre parênteses, em relação ao período antes da divulgação do evento. Houve aumento de 727% nas visitas ao perfil, sendo 2.078 de 02/06 a 31/07, principalmente de conteúdos promocionais (sorteio de um dispositivo eletrônico e de um estetoscópio) e apelativos (palestrante popular entre os discentes e um relato autorizado de uma paciente tratada e curada com imunoterapia).

Discussão

Essa atividade possibilitou à LAHem aprofundar o relacionamento com médicos hematologistas, criar novas oportunidades de projetos de extensão e estabelecer parceria com outras ligas acadêmicas. Para os ligantes, houve a chance de trabalhar em equipe, lidando com intercorrências e controle de prazos, além de, pessoalmente, amadurecer habilidades relacionais e, em especial, de marketing. Ainda, o Instagram foi uma ferramenta importante para a disseminação de conteúdo e informações do evento, variando quanto à natureza das publicações e adaptando o conteúdo aos públicos de interesse, possibilitando, pois, a promoção da jornada e da LAHem para seguidores, não-seguidores e usuários não necessariamente envolvidos com a Hematologia.

Conclusão

A organização do evento proporcionou o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e socioemocionais imprescindíveis ao gerenciamento de projetos, com destaque para a divulgação em mídias sociais. De maneira geral, a jornada impactou no estímulo ao interesse pela liga e, sobretudo, pelo tema, mediante o contato entre estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento, não só da saúde, como também da jurídica, ao abordar a judicialização das imunoterapias na Hematologia.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools