Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S136 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S136 (October 2023)
Full text access
DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE TRIAGEM NUTRICIONAL PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL
Visits
189
LP Magalhães, SR Pires, C Arrai-Rodrigues
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A desnutrição é multifatorial e presente frequentemente em pacientes oncológicos, e, relacionada ao aumento da toxicidade e redução das taxas de resposta ao tratamento. Portanto, detectá-la precocemente, proporciona oportunidade de intervenção nutricional imediata, impedindo ou mitigando seu risco. Não há um instrumento de triagem desenvolvido para este grupo de pacientes. O objetivo deste trabalho é elaborar um questionário de triagem nutricional para pacientes oncológicos em atendimento ambulatorial.

Material e métodos

Pacientes acima de 18 anos, com diagnóstico confirmado de doença oncológica ou onco-hematológica, em tratamento, ou que iniciarão, são os recrutados. Para a definição do primeiro gabarito, dados foram simulados, e analisados determinando o ponto de corte inicial. Foi submetido a avaliação semântica e técnica antes de ser encaminhado para aplicação nas instituições convidadas. A análise estatística contou com estimativa do tamanho da amostra, estatística descritiva, aplicação dos testes do Qui-quadrado, de Kolmogorov–Smirnov, de Diagnóstico, curva ROC e concordância Kappa.

Resultados

Foram 632 indivíduos entrevistados, sendo 66,3% do sexo feminino e 51,4% adultos, de 8 instituições públicas e privadas em 4 regiões do Brasil. A independência dos grupos etários foi verificada através do teste Qui-quadrado, atribuindo-se peso às pessoas idosas nas questões de maior relevância. Foi aplicado em comparação aos questionários ASG-PPP short form (padrão ouro), NRS-2002 e NUTRISCORE, e resultado, demonstrado através do gráfico Box-plot e Curva Roc. Em análise subjacente dos critérios de acompanhante e fonte de renda, verificou-se que, daqueles que não tem cuidador bem como, fonte de renda própria, 81,2% são mulheres, 56,2% são adultos e 92,2% provenientes do SUS. Nesta mesma condição, os que apresentam redução de ingestão alimentar, perda de peso e alteração de função física, também são do sexo feminino, representando, 77,8%, 100% e 84,8% respectivamente.

Discussão

Os instrumentos de triagem, recomendados atualmente, não foram desenvolvidos para pacientes oncológicos, sendo, portanto, generalistas, provenientes de casuística estrangeira, e elaborados para ambiente intra-hospitalar. A análise estatística destes instrumentos, em comparação ao proposto, demonstrou incerteza na precisão diagnóstica destes, enquanto o desempenho do instrumento de triagem proposto foi notadamente superior por uma AUC de aproximadamente 0,800 para os dois grupos etários, quando comparados ao ASG-PPP short form, demonstrada também através de outras medidas trazendo maior assertividade ao diagnóstico de risco nutricional. Presença de cuidador e fonte de renda, não são questionamentos realizados em outros materiais, e demonstraram ser fator importante, associado aos outros, no perfil nutricional destes indivíduos.

Conclusão

O instrumento foi elaborado e submetido a avaliação semântica, técnica, aplicação em pacientes, comparado aos recomendados, realizado ajuste da pontuação final e determinação do ponto de corte, e demonstrou-se seguro para o diagnóstico de risco de desnutrição, apresentando desempenho superior aos outros, tendo como diferenciais a variabilidade da amostra, n estatisticamente significante, inclusão de informação sobre presença de acompanhante e renda, estando devidamente validado para aplicação na pratica clínica.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools