Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S505-S506 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S505-S506 (October 2022)
Open Access
DESAFIOS DA COLETA PERIFÉRICA DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS – RELATO DE CASO
Visits
479
SL Castilhoa, TA Vicentea, AVN Amorimb, PCP Grossia, ICB Aquinoa
a Grupo GSH, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Hospital Quinta Dor, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O transplante, em especial autólogo, de células tronco hematopoiéticas (CTH) coletadas no sangue periférico associado a quimioterapia vem sendo utilizado no tratamento de várias doenças hematológicas. A qualidade da coleta de CTH periférica depende da patologia do paciente, da eficácia do esquema de mobilização e de fatores relacionados a coleta como o uso de equipamento de aférese calibrado, bom fluxo venoso e das volemias processadas. Objetivamos descrever um caso de paciente com Mieloma múltiplo e Hipertrigliceridemia candidato a transplante autólogo de CTH periféricas.

Relato do caso

Paciente DAS, masculino, nascimento 07/03/1966, obeso, hipertenso e portador de Mieloma Múltiplo. Em consulta para transplante apresentou resultado de triglicerídeos (TG) de 7367 mg/dL. Sua amostra de sangue mostrava uma lipemia intensa com aspecto de “leite condensado”. Como a coleta se daria em sangue periférico contatamos o fabricante do equipamento de aférese para orientação e a coleta de CPH foi contraindicada nestas condições. O paciente foi internado para tratamento com Liptor e Lipless e para acelerar a redução dos níveis de TG e viabilizar a coleta de CPH, ainda nesta internação, optou-se pela realização de 03 sessões de plasmaférese (PF), em dias consecutivos. Em 05/04/2022 foi realizada a 1ªPF e foram trocadas 1,5 volemias em 88 minutos com reposição de soro albuminado a 5% sendo removidos 6151ml de plasma. Após a 1ªsessão o nível de TG caiu para 2869 mg/dL. Na 2ªPF foram trocadas 1.4 volemias em 79 minutos com reposição de soro albuminado a 5%, sendo removidos 5303ml de plasma. Após a 2ªPF o paciente apresentava TG de 889mg/dL. Na 3ªPF foram trocadas 1,3 volemias em 73 minutos com reposição de soro albuminado a 5%, sendo removidos 5256ml de plasma.  Após a última sessão o valor do TG era de 473mg/dL. A partir deste resultado em 08/04 foi iniciado o esquema de mobilização com Figastrim 300mcg, 2 ampolas 12/12h. No D3 o número de células CD34+ no sangue do paciente era de 31,85/mm3. Em 12/04 foi realizada a coleta de CTH. O alvo da coleta era 2,5 células CD34+/Kg (106) para 1 transplante e mais 2,5 para o backup. Na coleta de CPH foram processadas 4 volemias em 234 minutos gerando um produto de 219mL. A quantidade de células CD34+ era de 3505,29/mm3 e o número de células CD34+/Kg (106) de 7. O alvo celular proposto para o transplante e backup foi atingido em uma única coleta. Todos os procedimentos (PF e coleta de CTH) se deram sem intercorrências e foram efetuados em máquina de aférese terapêutica Spectra Optia®. O paciente foi submetido ao transplante em 16/04.

Discussão

A ASFA (American Society for Apheresis) só recomenda a realização de PF em pacientes com hipertrigliceridemia associada a pancreatite. Neste caso embora não houvesse pancreatite, para otimizar a coleta de CPH em sangue periférico, optamos pela PF associada a terapêutica medicamentosa. Houve uma excelente resposta com o esquema utilizado com redução significativa dos níveis de TG após cada PF. Apesar dos eventos clínicos desfavoráveis houve uma ótima resposta a mobilização de células.

Conclusão

A realização da PF associada a medicação específica se mostrou eficaz na redução dos TG e minimizou o risco da pancreatite.  Estudos demonstram que 10-20% dos doentes com TG séricos > 2000 mg/dl desenvolvem pancreatite. Embora ainda houvesse alguma turvação do soro e TG acima do nível normal (175 mg/dl) a coleta de CPH e o transplante foram realizados com sucesso.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools