Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S656 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S656 (October 2023)
Full text access
CRIAÇÃO DO AMBULATÓRIO DO DOADOR COM DISTÚRBIOS ERITROCITÁRIOS (A.D.D.E): UMA FORMA DE PROMOVER SAÚDE E RETORNO DE POTENCIAIS DOADORES AO HEMOCENTRO DE BOTUCATU
Visits
207
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info

VA Bastos, L Niero-Melo, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), Botucatu, SP, Brasil,

Introdução

O setor de apoio ao doador do HC-FMB funciona concomitantemente com o Hemocentro desde sua fundação em 1982. Dentre os diversos serviços oferecidos não se encontra uma abordagem, referente ao doador impedido de doar por apresentar níveis de hemoglobina (Hb) baixos ou altos, que apresente um processo de acolhimento desse doador no serviço, o qual era orientado a procurar atendimento médico e tentar doar novamente em 3 meses. Agindo dessa forma, perdíamos o contato com esses doadores e não conseguíamos saber se eles de fato recorreram à uma assistência médica para uma investigação desses achados, muitas vezes assintomáticos, que podem predizer diversas patologias. Outro impasse ocorria com o grande número de poliglobúlicos que acabávamos dispensando mensalmente (cerca de 20% a 30% de todos os doadores). Com base nessas constatações foi elaborado um projeto visando o acolhimento destes colaboradores.

Objetivo

Identificar a causa do distúrbio eritrocitário, tratá-lo quando adequado e fornecer fluxo para esses pacientes que antes ficavam à deriva no sistema de saúde, resolvendo, quando possível, essa inaptidão temporária promovendo o retorno desses doadores ao grupo de aptos à doação. Além de promover educação em saúde.

Métodos

Triagem por meio da Hb capilar repetido duas vezes, e quando aumentado, oferecido hidratação e nova medição após 30 minutos. Esse processo aliado à uma atuação em duas frentes, por meio: de plantões semanais aos sábados em que todo o pool de doadores que apresentaram alterações em seu nível de Hb no dia, como também durante a semana, podem ser avaliados por meio de uma anamnese detalhada e exame físico completo realizado pelos ligantes, com posterior encaminhamento para o ambulatório da Liga de Hematologia e Hemoterapia de Botucatu (LiHemo); e do ambulatório A.D.D.E quinzenal em que internos e ligantes sob a supervisão da preceptora Dra. Ligia Niero, solicitam exames e reavaliam esses pacientes dando o suporte necessário através: da alta com a orientação de poder doar sangue ou não, do encaminhamento para a especialidade adequada para tratar a causa de base da manifestação hematológica ou da inclusão do paciente nos ambulatórios de Hematologia do HC-FMB.

Resultados

A presença da liga na doação aos sábados nos últimos 2 meses, além de já ter atendido e triado 9 doadores (entre eles 6 com poliglobulia e 3 com anemia), promoveu no primeiro e segundo mês de atuação o retorno de 54% e 40% respectivamente, dos doadores, que iam ser impedidos de doar por poliglobulia e que apresentaram diminuição dos índices de Hb após hidratação.

Conclusão

A continuidade do presente projeto sinaliza grande potencial de benefícios dentro do cenário da doação de sangue em Botucatu, além de mostrar na prática a importância e eficácia de medidas efetivas simples e de baixo custo, como a hidratação, na recaptação de doadores que antes seriam barrados por uma poliglobulia reacional. Proporcionando, adicionalmente, um acesso à atendimento médico de qualidade e à especialidade da Hematologia a estes pacientes, de forma a reabilitá-los, promovendo desta forma o seu retorno ao pool de doadores aptos à doação.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools