Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S857-S858 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S857-S858 (October 2023)
ENFERMAGEM
Full text access
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INDICADORES PARA O GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM NO PROCESSO TRANSFUSIONAL
Visits
265
D Mattiaa, DG Schneidera, FL Gelbckea, MMF Ferreirab
a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
b Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Construir e validar indicadores para o gerenciamento de enfermagem no processo transfusional.

Métodos

Estudo metodológico que compreendeu as etapas de construção das fichas técnicas dos indicadores para o gerenciamento de enfermagem no processo transfusional e a validação dos indicadores para o gerenciamento de enfermagem no processo transfusional, realizada por 17 enfermeiros que atuam em agências transfusionais localizadas no Brasil. A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva, cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC) e percentual de concordância (PC).

Resultados

Foram validados 27 indicadores para o gerenciamento de enfermagem no processo transfusional, os quais apresentaram IVC entre 0,84 a 1,00 e PC 84% a 100% na primeira rodada, IVC 0,93 a 1,00 e PC 93% a 100% na segunda rodada e foram categorizados conforme o ambiente que avaliam: estrutura, processo e resultados.

Discussão

Os oito indicadores validados para o ambiente estrutura avaliam o número de solicitações de transfusão de sangue recebidas; o descarte de hemocomponentes; monitoramento das não conformidades identificadas na avaliação da qualidade dos materiais e reagentes e na manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos críticos; treinamento dos profissionais; registro dos hemocomponentes; e reuniões realizadas pelo comitê transfusional. Estes indicadores permitem avaliar as condições físicas, humanas e organizacionais, as quais impactam diretamente na manutenção da qualidade dos hemocomponentes e na segurança do processo transfusional. No que diz respeito ao ambiente processo, os 11 indicadores validados avaliam as solicitações de transfusão de hemocomponentes quanto ao preenchimento inadequado e indicação da transfusão conforme os protocolos clínicos; as inconsistências relacionadas aos exames pré-transfusionais; coleta de amostra de sangue e liberação do hemocomponente para transfusão; dupla checagem e sinais vitais antes da instalação do hemocomponente, bem como a busca ativa das reações transfusionais. Por meio destes indicadores se obtêm o monitoramento das ações de cuidado prestadas aos pacientes submetidos à transfusão de sangue, os exames e procedimentos. No ambiente resultado, os oito indicadores validados estão relacionados ao cumprimento das recomendações de compatibilidade durante a seleção de hemocomponentes; incidentes relacionados ao paciente, sendo eles o preparo, a identificação e a monitorização; as reações transfusionais; os registros da transfusão de sangue no prontuário e na Agência Transfusional; e incidentes na gestão da qualidade. Tais indicadores permitem demonstrar o resultado da assistência prestada e avaliar se as metas assistenciais foram atingidas.

Conclusão

Os indicadores definidos possuem evidências iniciais de validade de conteúdo, o que viabiliza o seu uso para o gerenciamento de enfermagem no processo de transfusão de sangue, contribuindo para a melhoria contínua das atividades da equipe de enfermagem e para a segurança transfusional.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools