Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S146 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S146 (October 2022)
Open Access
COMPLICAÇÕES CLÍNICAS RELACIONADAS AO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO EM CRIANÇAS COM LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA NA FUNDAÇÃO HEMOAM
Visits
457
BA Pereira, FAL Araújo, ALS Félix, EC Cardoso
Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM)ManausAMBrasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

O termo leucemia se refere a um grupo de cânceres da medula óssea vermelha em que leucócitos anormais se multiplicam de maneira descontrolada. A doença pode ser do tipo crônica ou aguda e, as que afetam as células linfoides são chamadas de linfoide linfoblástica.

Objetivo

Descrever dados clínicos em criança na faixa etária de 02 a 17 anos de idade com diagnóstico de Leucemia Linfocítica Aguda durante o tratamento.

Material e metodologia

Trata-se um estudo exploratório, descritivo que visa a identificação das complicações decorrentes do tratamento quimioterápico no ambulatório e enfermaria da pediatria da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (HEMOAM). Os dados foram coletados por entrevistas e análise dos documentos dos pacientes em estudo.

Resultados

Houve uma predominância de pacientes na faixa etária de 2 a 7 anos (51%), prevalecendo o sexo masculino (70%), quanto a raça/cor a prevalência foi de pardos (as) (81%). Observou-se uma predominância de pacientes que não frequentam a escola (51%) e que residem em moradias de alvenaria (67,44%). Foi analisado os principais sinais e sintomas clínicos manifestados antes ao diagnóstico como febre (76,7%) e após início do tratamento como alteração de humor (49%). Foram possíveis obter diferentes opiniões daqueles que usufruem do atendemento e tratamento ofertado pela Fundação HEMOAM de acordo com o questionário dirigido as responsáveis legais.

Discussão

observou-se que entre os dados obtidos quanto as características sócio econômica houve maior relevância de 51% entre faixa etária de 2 a 7, desses a maioria do sexo masculino com 70%. Em relação as complicações clínicas, a febre apresentou maior relevância das manifestação clínica antes do diagnóstico, isso reforça a importância na consulta clínica, os profissionais fiquem mais alertos para essa manifestação, haja visto essa doença evoluir muito rápida e com um diagnóstico e o tratamento precose ajuda recuperação. Além disso outra complicação importante foi alteração de humor, isso decorre de vários fatores, dentre outros o próprio uso dos medicamentos antineplásicos e mudança de hábitos, isso faz necessário estabelecermos estratégicas mais efetivas desde do acolhimento desde do diagnóstico até o término do tratamento, incluindo a equipe multidisciplinar.

Conclusão

Por fim, o presente estudo descreveu diferentes aspectos associadas em pacientes pediátricos com diagnóstico de leucemia linfoide aguda em tratamento na Fundação HEMOAM, observado aspectos como: fatores sócio econômicos que expõem uma prevalência de um público alvo; início de sintomas que alertam os responsáveis sobre a saúde e bem-estar de seus filhos e principais complicações clínicas que manifestaram em diferentes fases do tratamento com uso de quimioterápico. Por fim, este estudo visa fornecer dados que possa auxiliar na prevenção das principais complicações aos pacientes que se submetem aos tratamentos com uso de medicamentos antineoplásicos, ofertando um tratamento com melhor qualidade de vida.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools