Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S524 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S524 (October 2023)
Full text access
COMPARAÇÃO DIRETA ENTRE OS MÉTODOS MANUAL COM HES E AUTOMATIZADO COM SPECTRA OPTIA(TERUMO) NA EFICIÊNCIA NA DEPLEÇÃO DE HEMÁCIAS EM MEDULA ÓSSEA
Visits
191
AB Castelhano, BCC Oliveira, M Valvasori, AM Souza, LFF Dalmazzo
Laboratório de Criopreservação – Banco de Sangue de São Paulo ‒ Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

No transplante de Medula Óssea ABO incompatível, uma depleção eficiente de hemácias ou a redução do volume de hemácias em produtos de Células Progenitoras Hematopoiéticas de Medula Óssea (CPH-MO) coletadas em centro cirúrgico, antes do transplante ou da criopreservação, é mandatória para se evitar eventos adversos em pacientes transplantados.

Objetivo

Avaliamos a substituição da sedimentação de hemácias pelo método manual com agente Hemossedimentante Hidroxietilamido (HES) pelo uso da Spectra Optia® (Terumo) kit BMP, um dispositivo automatizado de separação de células. Estudos têm demonstrado a eficiência da centrifugação usando dispositivos automatizados com algumas variações quantitativas entre os métodos de redução de volume e depleção de hemácias e recuperação de células progenitoras hematopoiéticas (Kim-Wanner et al., 2017).

Material e métodos

Concentrados de Células Progenitoras Hematopoiéticas de Medula Óssea foram deseritrocitados pelos métodos manual e automatizado.

Resultados e discussão

A depleção média de hemácias no método manual usando HES foi de 80%, enquanto que 97% foi observado usando-se o método automatizado com a Spectra Optia® (Terumo) kit BMP. A média do volume residual de hemácias no produto final de CPH-MO foi de 57 mL em nosso método manual e apenas de 9,6 mL no sistema automatizado. A recuperação de células CD34+ foi de 75% e 75%, respectivamente, para ambos os métodos. A depleção plaquetária média foi de 22%, enquanto que a redução de volume foi de 89% (1.465 mL para 172 mL) no sistema automatizado e 40% (1.615 mL para 1.010 mL) no método manual com HES. A duração do processamento foi menor usando-se o método automatizado (120 min a 180 min) quando comparado com o método manual (420 min a 480 min).

Conclusão

O dispositivo automatizado de separação de células pode oferecer diversas vantagens como alternativa na depleção de hemácias, reduzir consideravelmente o volume hemático em produtos de Células Progenitoras Hematopoiéticas de Medula Óssea, ao mesmo tempo em que fornece excelentes recuperações de células CD34+ e diminuição no tempo de processamento, exigindo cerca de 2 a 3 horas, em oposição ao requisito de tempo no método manual com HES de cerca de 7‒8 horas. O volume de hemácias incompatíveis após o processamento foi de apenas 9,6 mL e não tivemos nenhuma reação adversa no momento da infusão. Independentemente dos métodos, nossos pacientes tiveram enxerto satisfatório de neutrófilos e plaquetas em menos de 30 dias após a infusão.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools