Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S684 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S684 (October 2023)
Full text access
COLETA DUPLA DE HEMÁCIAS POR AFÉRESE (ERITROCITAFÉRESE): RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HEMOCENTRO DO ACRE
Visits
165
DC Smielewskia, RCA Carvalhoa, JA Kitanoa, LHL Bastosa, RNA Jesusa, ELS Oliveirab, IMS Limaa, TCP Pinheiroa,b
a Universidade do Estado do Acre (UFAC), Rio Branco, AC, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (HEMOACRE), Rio Branco, AC, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

O procedimento de eritrocitaférese possibilita a coleta dupla de concentrados de hemácias de um mesmo doador. Assim, este procedimento propicia otimização de estoque de hemocomponentes, minimiza o risco de aloimunização, além de ser de extrema importância quando se trata de doador com fenótipo raro. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência do hemocentro coordenador do Acre com a implantação do procedimento na rotina de coletas de sangue da instituição e descrever o perfil clínico epidemiológico dos doadores submetidos ao procedimento.

Material e métodos

Trabalho observacional, descritivo, com dados obtidos dos registros de procedimentos de coleta de hemácias por aférese (eritrocitaférese) que ocorreram no hemocentro coordenador do Acre, no período de 01/04/2023 até 31/07/2023. Foram incluídas as variáveis sexo, cor da pele, idade, e dosagem da hemoglobina dos doadores.

Resultados

Até o final deste estudo, foram realizados 5 procedimentos de eritrocitaférese no Hemocentro do Acre. Dos 5 doadores, 4 eram homens (80%) e 1 mulher (20%); todos brancos autodeclarados (100%), com média de idade de 37 anos. No hemograma que é coletado previamente ao procedimento, a média de medida da hemoglobina foi de 15,32 g/dL (mínima 14,2 g/dL, máxima 16,7 g/dL), observando-se que, no serviço, ter dosagem de hemoglobina superior 14 g/dL é condição obrigatória para ser doador de hemácias por aférese, assim como ser um doador regular. Os procedimentos duraram em média 36 minutos, variando de 35 a 37 minutos. O protocolo atual do serviço permite doação de hemácias por aférese a cada 120 dias para homens e 180 dias para mulheres. Demais condições não diferem da rotina de coleta de sangue total. Não houve intercorrências durante os procedimentos.

Discussão

Os procedimentos de eritrocitaférese realizados no hemocentro coordenador do Acre ocorreram com sucesso, alcançando o objetivo final que foi a otimização do estoque, com concentrados de hemácias já deleucocitados. A implantação deste procedimento no hemocentro do Acre se mostrou de extrema importância para pacientes com necessidades transfusionais crônicas, aloimunizados ou não, como os portadores de hemoglobinopatias e de outras doenças oncohematológicas. Não há na literatura relatos de experiências com a eritrocitaférese e sobre sua eficácia nos serviços em que foi estabelecida, principalmente no Brasil.

Conclusão

O procedimento de eritrocitaférese foi eficaz no que se propõe, com potencial de reduzir a exposição a diferentes doadores. Entretanto, análises posteriores são necessárias para avaliação de um maior quantitativo de procedimentos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools