Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S544-S545 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S544-S545 (October 2023)
Full text access
CITOMEGALOVIROSE SISTÊMICA EM PACIENTE PORTADOR PÓS-TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO AUTÓLOGO
Visits
179
MR Sagrilo, LPD Santos, G Bellaver, WF Silva, VG Weber, BBC Paula, JC Salvador, A Zago, GB Fischer
Universidade Federal de Santa Maria (USFM), Santa Maria, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução/objetivos

A Citomegalovirose sistêmica é a complicação viral mais comum em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH), mais especificamente em transplante alogênico. No TCTH autólogo, essa complicação ocorre em menos de 5%. Este resumo descreve o caso de paciente jovem, portadora de Mieloma Múltiplo, que teve complicações sistêmicas de reativação do Citomegalovírus (CMV) no pós-transplante autólogo.

Material e métodos

Relatamos o caso de paciente assistida em hospital universitário público do interior do Rio Grande do Sul e revisão de literatura médica em bibliotecas eletrônicas (Pubmed, Lilacs, UpToDate e SciELO) utilizando as palavras chaves: “cytomegalovirus after Hematopoietic Stem Cell Transplantation”. Resultados: Mulher, de 56 anos, portadora de Mieloma Múltiplo IgG/Lambda, em VGPR (Very Good Partial Response) foi submetida a TCTH autólogo após condicionamento com Melfalano 140 mg/m2. Complicou com colite severa, apresentando diarreia volumosa sanguinolenta, vômitos incoercíveis e febre. Inicialmente foi manejada para colite neutropênica, porém os sintomas persistiram após a recuperação neutrofílica. Foi realizada colonoscopia, com evidência de erosões e ulcerações rasas associadas à mucosa enantematosa, edemaciada e com perda do padrão vascular em ceco e cólon ascendente, cujo anatomopatológico foi compatível com colite inespecífica. Surgiram então sintomas respiratórios (tosse e dessaturação), sendo a tomografia de tórax compatível com pneumonia viral pela presença de infiltrados intersticiais. Realizado PCR sérico quantitativo de CMV pelo menos uma vez na semana, com todos os resultados negativos. Avaliação do fundo de olho mostrou retinite por CMV. Iniciado tratamento com Ganciclovir, com o cessar da febre em 48 horas após início do tratamento. Progressivamente foi ocorrendo a resolução dos sintomas respiratórios e intestinais. O tratamento com Ganciclovir foi realizado por 3 semanas e a alta hospitalar se deu 65 dias após o transplante.

Discussão

A doença sistêmica por CMV pode acometer qualquer órgão. O diagnóstico é através de sinais e sintomas das lesões dos órgãos-alvos e de PCR quantitativo com detecção do vírus, que tem valor preditivo negativo alto bem documentado nos TCTH alogênicos. A pneumonia por CMV em transplantados tem mortalidade estimada em 50%. Já a retinite é extremamente rara. A doença sistêmica é a complicação viral mais comum no TCTH alogênico. Nos transplantados autólogos, menos de 5% dos desenvolvem a patologia e normalmente ela está associada ao uso de regimes de condicionamento que utilizem corticoesteroides em alta dose, Fludarabina ou irradiação corporal total. A paciente do caso apresentava lesões compatíveis em 3 órgãos-alvo: intestino, pulmão e olhos, e não apresentava os fatores de risco relacionados ao condicionamento, pois o mesmo foi realizado com Melfalano. O tratamento de primeira linha é o Ganciclovir, com excelentes taxas de resposta. Neste caso não houve detecção do CMV sérico em nenhuma das dosagens, porém as lesões nos órgãos eram muito características e houve melhora clínica significativa com o tratamento.

Conclusão

A citomegalovirose sistêmica é uma complicação pouco frequente no TCTH autólogo e normalmente está ligada a regimes de condicionamentos mais intensos. O presente trabalho relatou com complicações em transplantado autólogo, condicionado com Melfalano, com acometimento de 3 órgãos-alvo: intestino, pulmão e o mais raro deles, os olhos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools