Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S869-S870 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S869-S870 (October 2023)
Full text access
CARTILHA EDUCATIVA A HEMOFILIA: UMA ESTRATEGIA DE LETRAMENTO PARA O PACIENTE
Visits
208
TO Rebouças, AKS Lucas, AIEL Matos, AM Marinho, GMST Almeida, LEM Carvalho, FLN Benevides, RP Martins, FG Rodrigues, L Gerla
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Descrever a experiência de letramento com pacientes do ambulatório de coagulopatias na sala de espera do hemocentro.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência realizado no Centro de Hematologia e hemoterapia do Ceará no período de abril e maio de 2023. Inicialmente, houve a construção da cartilha com escolha do tema; produção e seleção das ilustrações; preparo do conteúdo, tomando como base a literatura científica para a elaboração da cartilha e por fim o uso da cartilha como recurso educativo para o letramento.

Resultados

A intenção de elaborar a cartilha partiu da observação durante as consultas de enfermagem, acerca das principais dúvidas dos pacientes e da dificuldade de material educativo para crianças e adolescentes. A cartilha ficou com o título Convivendo com a Hemofilia. Foram inseridas caça-palavras, palavras cruzadas, pinturas e jogos que agregassem algum conteúdo acerca da hemofilia de uma forma lúdica. Os assuntos foram divididos em tópicos: conceito de hemofilia, tipos e classificação, sinais e sintomas e como é realizado o diagnóstico; colorir a jornada do paciente na escola, trabalho e esportes ficou bem atrativo. A Coagulângela foi uma personagem criada para integrar a turminha do sangue, e a mesma faz orientações no tópico autocuidado acerca das medicações, vacinas, aplicação do fator e cuidados de conservação e transporte. Também foi visto a importância de trazer o aparecimento de inibidores e complicações. A cartilha também busca mostrar à importância da integração da rede de atenção a saúde para a linha do cuidado e incentiva o tratamento profilático e multiprofissional. Há um encorajamento para que o paciente entenda os sinais de alerta ou sangramentos e enfatiza o empoderamento do paciente como protagonista do seu tratamento. A cartilha aponta o envolvimento do núcleo familiar no acompanhamento da rotina da pessoa com hemofilia faz com que o paciente se sinta acolhido e desenvolva uma melhor adesão às terapias. A cartilha é disponibilizada na sala de espera das consultas horizontais do ambulatório. Esse momento de espera e bastante precioso para ações educativas e foi observada uma boa participação dos pacientes, pois quanto mais o paciente sabe sobre sua condição há uma tendência de engajamento mais com sua terapia.

Conclusão

A cartilha vem sendo considerada como uma estratégia exitosa para letramento dos pacientes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools