Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S868 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S868 (October 2023)
Full text access
BAÚ DO AUTOCUIDADO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA PACIENTES ONCO-HEMATOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visits
169
CO Costa, AFC Fernandes, ATP Costa, CC Andrade, EF Sales, LLA Zanetti, RCM Barbosa, MC Tupinambá, LLA Zanetti
Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

O câncer é um problema de saúde pública de ordem global. Complicações decorrentes da doença e do tratamento relacionadas a déficit de autocuidado são eventos preveníveis e passíveis de intervenção por parte dos profissionais que prestam assistência à saúde dessa população.

Objetivos

Relatar a experiência de residentes em onco hematologia e alunos de mestrado em promoção da saúde em uma atividade educativa sobre autocuidado com foco na promoção da saúde e pacientes onco hematológicos.

Métodos

Estudo descritivo, relato de experiência, ocorrido em junho de 2023 em um ambulatório de quimioterapia de um hospital de ensino em Fortaleza (CE). A estratégia educativa teve como referencial teórico a teoria do autocuidado de Dorothea Orem.

Resultados

A atividade foi construída e realizada por enfermeiros, um residente multiprofissional em onco hematologia e uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Participaram da atividade cerca de 25 pessoas entre pacientes e acompanhantes. Homens e mulheres, jovens e idosos que estavam na sala de espera para consulta médica ou administração de tratamento quimioterápico. Foi utilizado um baú construído pelos autores que contém objetos que remetem ao autocuidado como: copo de água, protetor solar, álcool gel, medicamento, termômetro, dentre outros. A atividade teve duração de uma e meia, sendo realizada de forma dialogada de acordo com que os objetos fossem retirados do baú. Houve participação dos pacientes com comentários adicionais e tira dúvidas. Ao final foi realizado jogo sobre mitos e verdades com plaquinhas temáticas para avaliar o aprendizado dos participantes, sendo exemplo de uma das perguntas formuladas pelos pesquisadores: Beber bastante água e líquidos durante o dia ajuda no tratamento? Ao todo, foram feitas cinco perguntas. Foi possível verificar que a maior parte dos participantes acertou as perguntas.

Conclusão

Estratégias diferenciadas de educação em saúde para promoção do autocuidado aos pacientes onco hematológicos com o baú do autocuidado são importantes ferramentas de promoção do autocuidado e prevenção de possíveis complicações relacionadas ao contexto oncológico, sendo uma estratégia de baixo custo e impacto positivo no público alvo contribuindo para sensibilizar público alvo a implementar mudanças nos hábitos de vida, gerando impacto a curto, médio e longo prazo na saúde.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools