Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S175-S176 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S175-S176 (October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DE CAUSAS DE ÓBITO EM PACIENTES PORTADORES DE LEUCEMIA LINFOCÍTICA CRÔNICA
Visits
238
FM Marques, EM Oshiro, LL Perruso, AA Barroso, KP Melillo, LLM Perobelli
Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini - Hospital Brigadeiro, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Os pacientes portadores de Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), por se tratar de uma doença de acometimento principalmente de idosos, geralmente possuem prevalência alta de comorbidades, o que vem sendo associado a um aumento da mortalidade na LLC. Nas últimas décadas, o risco de morte devido à progressão da LLC diminuiu em razão do surgimento de terapias menos tóxicas. Entretanto, a morte por infecções aumentou e continua sendo a causa mais comum de óbito nesse grupo de pacientes.

Objetivo

Descrever as causas de óbito de uma série de pacientes com Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).

Materiais e métodos

Estudo observacional retrospectivo através da análise dos prontuários digitais de pacientes adultos atendidos no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini-Hospital Brigadeiro. Critérios de inclusão: 1) pacientes com idade superior a 18 anos com diagnóstico de LLC; 2) pacientes que faleceram durante o acompanhamento; 3) dados relacionados ao óbito disponíveis no prontuário digital.

Resultados/Discussão

Entre janeiro de 2000 e julho de 2022, 516 pacientes com diagnóstico de LLC foram seguidos em nosso ambulatório. Nesse período,100 pacientes faleceram e possuíam os dados relacionados ao óbito disponíveis. A mediana de seguimento foi de 63 meses (variação:2-224). A mediana de idade destes pacientes ao diagnóstico foi de 57 anos (variação:33-87) e 55% eram do sexo masculino. Quarenta e um por cento eram Binet A, 29% eram Binet B e 30% eram Binet C. Setenta e dois porcento possuíam mais de uma comorbidade, sendo as mais frequentes: diabetes, hipertensão arterial e doença renal crônica. Cinquenta por cento apresentavam ECOG 0, 31% ECOG 1 e 19% ECOG 2 ou superior. Quanto à distribuição de acordo com a escala CIRS (Cumulative Illness Rating Scale): 30% tinham 4-6 pontos, 33% tinham 7-9 pontos, 37% tinham 10 ou mais pontos. Avaliada em 62 pacientes, a Beta-2-microglobulina estava elevada em 79% dos casos. FISH para deleção do 17p, realizado em 18 pacientes (18%), apresentando del17p em 4 pacientes (22%). A pesquisa de hipermutação somática do IgHV, realizada em 9 pacientes, revelou IgHV não mutado em 6. Setenta e sete pacientes haviam recebido tratamento específico durante o seguimento. A causa da morte foi relacionada a LLC em 53 pacientes. Nestes pacientes, as mais frequentes foram: infecção em 41 (77%) casos (sendo COVID em 4 -10%), progressão de doença em 9 (17%) (ex: anemia hemolítica autoimune refratária, síndrome de Richter, Leucemia Mieloide Aguda pós tratamento e restrição a transfusão por motivo religioso), cardiovascular em 2 (4%) e causa desconhecida em 1 (2%). Trinta e um pacientes (58%) estavam recebendo tratamento no momento do óbito (94% com quimioimunoterapia e 6% com ibrutinibe). Nos 47 casos em que o motivo do falecimento não teve relação com a LLC, as principais causas foram: infecção em 36 (75%) casos (a maioria por pneumonia, sendo 11 casos com COVID), segunda malignidade em 3 (6%), eventos cardiovasculares em 5 (11%) e causas desconhecidas em 4 (8%).

Conclusão

Trata-se de um grupo de pacientes, que apesar de apresentar idade mediana abaixo de outras casuísticas de pacientes com LLC da literatura, apresenta alta incidência de comorbidades e performance status inferior (refletidos pelo ECOG e CIRS).A principal causa de óbito tanto relacionada como não relacionada a LLC foi infecção, o que aponta para a necessidade de melhor manejo dessas complicações e do uso de terapias com menor risco de levar ao desenvolvimento das mesmas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools