Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S80 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S80 (October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DE BIOMARCADORES DA VIA TROMBOINFLAMATÓRIOS E DE COMPLICAÇÕES RENAIS NOS PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME
Visits
270
SS Soares, SM Santiago, VP Nembri, L Maya, L Britto, CA Leite, MDGC Souza, NR Villela, AR Soares
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A doença falciforme (DF) é uma hemoglobinopatia hereditária causada por mutação no gene da cadeia beta-globina, com produção de Hemoglobina S (HbS) e mudança na morfologia da hemácia, que predispõe a dano endotelial, a estase sanguínea e a vaso-oclusão. Houve redução da mortalidade por complicações agudas da DF, nas últimas décadas, mas temos observado maior incidência de lesões orgânicas crônicas, que parecem estar associadas ao estado inflamatório crônico e ao aumento da ativação da coagulação. Nesse estudo, foi avaliado o perfil dos marcadores tromboinflamatórios e a prevalência de complicações renais nos pacientes com DF acompanhados em um Hospital Universitário. Métodos: Foram incluídos os pacientes com 18 anos ou mais, sem episódios de crise vaso-oclusiva ou outra intercorrência clínica no mês anterior. São coletadas durante exames de rotina ambulatorial amostras de sangue total para avaliação de biomarcadores inflamatórios (IL-1, IL-1b, IL-6, IL-8, MCP-3, MIP-1, TNF-alfa, sCD40L, sVCAM-1, ICAM-1 e ET-1) e marcadores de geração de trombina (fibrinopeptídeo A, fragmento1+2 e complexo trombina-antitrombina) e amostra isolada de urina para dosagem de albumina e creatinina urinárias.

Resultados

De 05 a 09/22, 42 pacientes foram incluídos, com mediana de idade de 29 anos (18-59), 60% do sexo feminino e 79% com genótipo SS. Menos da metade (45%) dos pacientes usam hidroxiureia regularmente há mais de 6 meses. As complicações presentes com maior frequência foram síndrome torácica aguda (52,4%), colelitíase (47,6%) e osteonecrose avascular (28,6%). Procuraram atendimento devido a CVO no ano anterior à coleta 47,6% dos pacientes. O perfil laboratorial mostra que 7 pacientes (16,8%) apresentam redução da TFG. Já na avaliação da relação albumina/creatinina urinárias realizada em 31 pacientes, 8 (25,8%) apresentam microalbuminúria e 7 (22,6%) apresentam albuminúria. Na avaliação da relação proteína/creatinina urinárias realizada em 33 pacientes, 9 (27,3%) apresentam proteinúria, sendo os mesmos pacientes que apresentam albuminúria, excetuando-se um paciente que não teve albumina urinária dosada e um paciente que apresenta microalbuminúria com resultado próximo ao limite superior de 300 mg/g de creatinina. As amostras coletadas até este momento apresentam D-dímero acima do valor de referência de 500 ng/mL FEU (unidades equivalentes de fibrinogênio). A mediana do nível sérico de D-dímero em 39 amostras foi de 1.311 ng/mL (544-14720). Complexo trombina-antitrombina dosado em 27 amostras apresentou mediana de 5,64 ng/mL (2,57-11,27). Já os resultados dos níveis de fibrinogênio em sua maioria estão dentro dos níveis de referência, com mediana de 326 mg/dL (188-597), com 6 pacientes apresentando níveis acima de 400 mg/dL.

Discussão

Os resultados preliminares da relação albumina/creatinina mostram que quase metade dos pacientes apresentam algum grau de albuminúria, indicador precoce de doença renal crônica. Os marcadores plasmáticos da coagulação que estão disponíveis até o momento estão aumentados. Todos os pacientes avaliados apresentam D-dímero acima do valor de referência. Complexo trombina anti-trombina (TAT) apresentou mediana de 5,64 ng/mL (2,57-11,27).

Conclusão

Os resultados preliminares estão de acordo com os dados encontrados na literatura, que descrevem que os pacientes com DF apresentam aumento de marcadores sugestivos de estado de hipercoagulabilidade e maior prevalência de microalbuminúria e albuminúria.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools