Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S519-S520 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S519-S520 (October 2022)
Open Access
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E QUALIDADE DE 8 PROCESSADORAS CELULARES NA RECUPERAÇÃO INTRAOPERATÓRIA DE SANGUE EM CIRURGIAS CARDÍACAS NO ADULTO E NAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS
Visits
424
SD Vieiraa,b, FCV Perinia,b, LFF Dalmazzoa, MCL Silvaa, CG Andradea, APC Sessina, JAD Santosa
a Grupo GSH, São Paulo, SP, Brasil
b Hospital do Coração (Hcor), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Avaliar a eficácia, a segurança e a qualidade do produto final reinfundido nos pacientes, obtidos do uso de 8 processadoras celulares (Cell-Saver) na recuperação de sangue autólogo em cirurgias cardíacas no adulto e na cardiopatia congênita.

Material e métodos

Estudo multicêntrico retrospectivo transversal em 14 hospitais privados de São Paulo, avaliando-se 182 pacientes que se submeteram à cirurgia cardíaca, utilizando Cell-Saver com o respectivo controle de qualidade do concentrado de hemácias autólogo lavado que foi recuperado, no período de janeiro de 2021 a junho de 2022. Utilizou-se 8 processadoras automatizadas de sangue (Sorin Xtra e Dideco Electa) com os programas ajustados e validados pelo Grupo GSH e com bowls adequados (225,125 e 55 mL). O volume recuperado, com a sua respectiva tradução em unidades, e os controles de qualidade realizados, se espelharam aos dos concentrados de hemácias lavados homólogos (Htc: 50 a 75%; Grau de Hemólise < 0,8 %), não sendo realizado a proteína residual por ser sangue autólogo.

Resultados

Os 182 procedimentos realizados apresentaram um produto final com Htc médio de 64,2%, sendo que 170 (93,4%) estavam conformes e apenas 12 (6,6%) não conformes aos valores de referência. Em relação ao grau de hemólise, 99% conformes e apenas 1% fora dos valores.Foram recuperados 95.480 ml de concentrado de hemácias lavado autólogo, o que equivaleria a 247,9 unidades de concentrados homólogos. 138 procedimentos utilizaram bowl de 225 ml, com Htc médio de 62,9% (92,8% conforme) e o grau de hemólise de 0,48% (98,4% de conformidade), com volume médio recuperado de 545,9 ml. No bowl de 125 ml, foram 38 procedimentos, com Htc médio de 69,2% (97,4% conforme) e grau de hemólise de 0,39% (100% conforme), sendo de 473,8 ml de volume médio recuperado. No bowl de recém-nascidos (55 ml), foram 6 procedimentos com Htc médio de 61,2% (83,4% conforme) e o grau de hemólise de 0,44% (100% de conformidade) e o volume médio recuperado de 288,5 ml.

Discussão

A recuperação de sangue intraoperatória tornou-se um importante método de autotransfusão em cirurgia cardíaca e a questão da segurança também tem sido amplamente estudada com diversas publicações. No entanto, diferentemente de outros países, pouca atenção tem sido dada à eficiência e qualidade desse concentrado de hemácias lavado autólogo obtido, já que se tornou um procedimento muito frequente nas cirurgias cardíacas em nossos hospitais.Medições de Htc e porcentagem de hemólise têm sido utilizadas como critério para o controle de qualidade. Uma diretriz oficial para nível aceitável de hemólise para concentrado recuperado não foi estabelecida. No entanto, o nível padrão de qualidade da taxa de hemólise foi determinado < 1% nos EUA ou < 0,8% na Europa. Neste estudo, a porcentagem geral de hemólise foi de 0,45% e o Htc médio de 64,2%, mostrando excelente padrão, com volumes recuperados sendo efetivos na redução do uso de sangue homólogo, inclusive na cardiopatia congênita.

Conclusão

Os dados mostram que o uso de Cell Saver em cirurgias cardíacas, inclusive nas cardiopatias congênitas é um procedimento seguro, eficaz e com qualidade, devendo ser parte integrante do Programa de Conservação Sanguínea nessas cirurgias.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools