Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S858-S859 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S858-S859 (October 2023)
Full text access
AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO SUS: O PAPEL DO ENFERMEIRO AUDITOR NO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA
Visits
256
FH Modolo, GB Pessoas, GC Zanela, SS Borges, RCF Krause
MT-Hemocentro, Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Conhecer os conceitos de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS), além de entender o papel do enfermeiro auditor no serviço de hemoterapia.

Materiais e métodos

Trata-se de estudo com delineamento descritivo e exploratório. Para a avaliação da incompletude considerou-se a frequência relativa em resultado de pesquisas de indicadores implantados no Serviço de Hemoterapia do MT-Hemocentro de Cuiabá, baseando na implementação de indicadores voltados a realidade de RNCs (relatórios de não conformidades) redundantes no serviço ofertado.

Resultados

Com a prática da enfermagem em auditoria pode se constituir em uma intervenção de relevância, como a contribuição para a qualidade da assistência de enfermagem e a atenção à saúde da população de um modo geral, além de consolidar a construção do SUS aplicando as ferramentas de gestão no serviço de hemoterapia.

Discussão

De modo sucinto, pode-se considerar que o trabalho de auditoria envolve três momentos distintos: a fase sistemática ou fase analítica, a fase de execução in loco, e a fase de elaboração do relatório. A contribuição do enfermeiro no processo de auditoria é significativa, pois este profissional, pela prática adquirida no gerenciamento da assistência, está apto a atuar na avaliação da qualidade do serviço prestado. A análise apurada e imparcial das informações contidas em formulário, prontuarios, que estão susceptíveis a imprecisão em seus registros, deve ser realizada pela equipe auditora. Em contrapartida, vale destacar que a auditoria de enfermagem é o processo que avalia as atividades dessa área e não restringe o papel do enfermeiro auditor; este pode atuar nas mais diversas áreas da auditoria quando integrar uma equipe de Auditoria em Saúde. O presente estudo utiliza dados dos relatórios via forms, a principal fonte de dados é demonstrada em reunião de análise crítica pela alta direção. No entanto, a melhoria da qualidade no serviço prestado é eficaz e está sempre buscando superar todos os desafios encontrados. A qualificação de profissionais que realizam estas atividades, com participação da alta direção e coordenações, é fundamental para que o planejamento de ações sejam cumpridas conforme planejamento anual das auditorias.

Conclusão

Entendemos que a auditoria trabalha para a qualificação da gestão do SUS e implica diretamente na melhoria do acesso às ações e serviços de saúde ofertados aos cidadãos, contribuindo para atender aos princípios básicos do Sistema: universalidade, integralidade e equidade, além de consolidar a construção do SUS. Concluímos que o difícil papel da auditoria está em associar a realidade vivida e o que prega a “utópica” legislação. Eis aí o desafio: prestar um serviço de qualidade com baixo custo a uma imensa população de usuários que busca diariamente um atendimento digno na rede própria ou conveniada ao SUS. Para tanto, é preciso discutir, analisar e produzir conhecimento sobre esta prática, cuja temática ainda permanece como uma importante lacuna do conhecimento em nosso país.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools