Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S592-S593 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S592-S593 (October 2022)
Open Access
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM HEMOTRANSFUSÃO EM SERVIÇOS HEMOTERAPICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Visits
358
ECF Vidala,b, JG Correiaa, SNF Belchiora, CV Barrosc, ACB Gomesa, ATS Douradoa, ECF Vidalb
a Hemocentro Regional de Crato (HEMOCE), Crato, CE, Brasil
b Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil
c Centro Universitário Facisa (UNIFACISA), Campina Grande, PB, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

A hemotransfusão consiste no emprego terapêutico dos componentes do sangue mediante uso consciente aos indivíduos fundamentada na legislação vigente. Considera-se que a atualização do conhecimento em hemoterapia e do processo de transfusão sanguínea é essencial para uma prática assistencial segura e que a assistência de enfermagem atua frequentemente na responsabilidade e administração de hemocomponentes.

Objetivos

Objetivou-se identificar na literatura evidências os principais cuidados de enfermagem em hemotransfusão nos serviços de hemoterapia.

Material e Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa desenvolvida entre os meses de junho e julho de 2022 nas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS e SCIELO, utilizando-se os descritores constantes na Medical Subject Headings (MESH): “Blood Transfusion”, “Hemotherapy service”e “Nursing Care”, mediante utilização do operador booleano AND entre os termos para consolidar a estratégia de busca. Utilizou-se como critérios de inclusão: estudos com texto completo disponível, nos idiomas inglês, português e espanhol, sem limite temporal. Buscou-se responder à questão norteadora: Quais aspectos profissionais influenciam os cuidados de enfermagem em hemotransfusão em serviços de hemoterapia, utilizando a estratégia P-V-O (população; variáveis; resultados/outcomes). Amostra após a leitura completa foi composta por um total de 11 artigos, com duplicidade de três artigos nas bases de dados.

Resultados

Após a síntese dos achados, foram analisados 8 artigos científicos, categorizados nas seguintes temáticas: conhecimento em hemoterapia pela equipe de enfermagem; Orientações e cuidados com o doador de sangue; relação entre a legislação do sangue e o papel da equipe de enfermagem nos serviços de hemoterapia; qualificação e treinamentos das equipes favorecendo praticas seguras. Os artigos eram de pesquisadores nacionais e de países do latino-americanos.

Discussão

Condições adequadas de trabalho, atualização de conhecimentos e desenvolvimento de habilidade no trabalho em equipe favorecem um cenário de práticas seguras, permeando atividades (gerenciais, assistenciais desenvolvidas de acordo com as legislações, buscando garantir a saúde do doador, a qualidade dos produtos e a segurança transfusional. Ademais, evidenciar lacunas no conhecimento são importantes na capacitação profissional em hemotransfusão.

Conclusão

Evidencia-se que o papel da enfermagem é de extrema importância em todo o processo hemoterápicos, cuja atuação dos profissionais de enfermagem está inserida mas diversas etapas do ciclo do sangue, desde à triagem para a doação, a capacitação profissional por meio de educação permanente e continuada, além do processo de hemotransfusão e requer cuidados específicos e envolvimento de equipe multidisciplinar coesa nas condutas efetuadas e adequada com base em evidências científicas visando a segurança do paciente e do doador.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools