Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S335-S336 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S335-S336 (October 2021)
Open Access
ANÁLISE DE UM MÉTODO NÃO INVASIVO DE DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS NA TRIAGEM DE DOADORES DE SANGUE
Visits
1800
RA Bento, MEA Franco, JAD Santos, APC Rodrigues
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia - Grupo GSH, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

A seleção dos candidatos para a doação de sangue é umas etapas imprescindiveis para a avaliação e exclusão daqueles que possuam fatores, aos quais a doação poderia colocar sua própria saúde em risco. A determinação dos índices de hemoglobina/hematócrito é um dos outros critérios obrigatórios a serem avaliados de acordo com a Portaria 158 de 04 de Fevereiro de 2016 do Ministério da Saúde.O método mais conhecido e disponível no Brasil, envolve a coleta do sangue do candidato por meio de uma punção na polpa digital da qual se colhe um pequeno volume de sangue em um capilar, que posteriormente é analisado em equipamentos chamados de hemoglobinômetros, capazes de dosar a hemoglobina ou microcentrífugas que dosam o hematócrito. O TENSORTIP VSM difere do método mencionado anteriormente, pois se trata de um monitor de sinais vitais (VSM) pequeno, leve, não invasivo e portátil destinado à medição e exibição da hemoglobina e hematócrito entre outros parâmetros. A medição é realizada com a simples introdução do tecido capilar da ponta de um dos dedos para a medição dos índices hematimétricos.

Objetivo

O objetivo do trabalho é relatar a avaliação do dispositivo TENSORTIP VSM (Cnoga Medical, LTDA Israel), que possibilita uma medição rápida e indolor, hoje utilizado na rotina de determinação dos índices de hemoglobina/hematócrito na triagem de doadores de sangue do Banco de Sangue São Paulo.

Metodologia

A análise foi realizada pelo setor de triagem de doadores e pelo laboratório de controle de qualidade do Grupo GSH. No período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, foram comparadas 60 amostras de resultados de hemoglobina e o hematócrito de doadores de sangue pelo dispositivo TENSORTIP VSM e pelo Analisador Hematológico ABX Micros 60 (Horiba Medical). Foram elegidos como critérios de aceitação para a validação, as dosagens com índices hematimétricos podendo variar a hemoglobina (< +/- 2g/dL) e o hematócrito (< +/- 4%).

Resultados

No período de análise o valor do coeficiente de variação do TENSORTIP VSM Hb g/dL (%CV = 8,17) é superior ao ABX Micros 60 (%CV = 7,03). Para o coeficiente de variaçao do TENSORTIP VSM Ht % (%CV = 7,15) é inferior ao ABX Micros 60 (%CV = 7,45). Não foi observada uma diferença significativa na média das 60 amostras analisadas dos valores de hemoglobina e hematócrito, utilizados como métodos de comparação.

Conclusão

Através do estudo de validação dos índices hematimétricos foi possível concluir que o TENSORTIP VSM apresenta uma tecnologia inovadora, com uma promessa revolucionária através de uma técnica de medição de hemoglobina/hematócrito totalmente indolor, cômoda, rápida, não invasiva e de fácil execução. Por ser um método não invasivo eliminando praticamente os riscos de infecção e contaminação, o que tornou o procedimento livre de acidentes por perfurocortantes se comparado ao método antigo utilizado. Os comparativos realizados dos índices de hemoglobina e hematócrito entre os métodos analisados, foram necessários para oferecer resultados confiáveis e precisos tornando o processo aceito e válido dentro dos critérios de elegibilidade.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools