Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S335 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S335 (October 2021)
Open Access
ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INAPTIDÃO TEMPORÁRIA E PERMANENTE DE CANDIDATOS À DOAÇÃO DE SANGUE NO PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2020
Visits
973
WS Telesa, RC Torresa, MHS Silvab, PCCS Juniora, AMMS Barrosc, AD Aledebboicloudcomd, MCS Maxlfihotmailcome, RNS Silvarutehotmailcomd, ALJ Moraisf, MF Costaa
a Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), Aracaju, SE, Brasil
b Faculdade AGES de Medicina, Jacobina, BA, Brasil
c Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
e Faculdade Pio Décimo (FAPIDE), Canidé de São Francisco, SE, Brasil
f Centro Universitário Estácio de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

Atualmente, um dos maiores problemas é grande demanda por sangue nos serviços de saúde e a sua falta nos serviços de hemoterapia tem se tornado grave problema de saúde pública. A doação de sangue deve ser voluntária e altruísta e a doação de repetição é a forma em que há melhor qualidade do sangue coletado, devendo ser motivada para que os doadores compareçam aos serviços para manutenção dos estoques reguladores.

Objetivo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar Inaptidão dos candidatos à doação em um Centro de Hemoterapia do Nordeste brasileiro, no período de janeiro a maio de 2021.

Material e métodos

Através de estudo retrospectivo, foi analisado em banco de dados informatizado institucional.

Resultados

Do total de candidatos a doação de sangue 14.562 indivíduos atendidos na pré-triagem clínica, 19,5% (2.851) foram inaptos. A avaliação dos doadores quanto ao gênero evidenciou 73,5% (2.098) era do sexo masculino e 26,4% (753) estavam na faixa etária de 20 a 40 anos.

Discussão

A proporção de doadores positivos para doenças infecciosas no grupo masculino foi significativamente superior à do grupo feminino. No período de janeiro a julho de 2015 ocorreu uma diminuição de inaptidão por motivo relacionado ao comportamento sexual, hemoglobina baixa, entre outros.

Conclusão

Conhecer o perfil do doador inapto é importante para a garantia da prática hemoterápica segura, evitando a transmissão de doenças infecciosas a partir da transfusão de sangue.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools