Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S185-S186 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S185-S186 (October 2022)
Open Access
ANÁLISE DA FUSÃO GÊNICA PML-RARA EM PACIENTES COM LEUCEMIA PROMIELOCÍTICA AGUDA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO PARÁ
Visits
435
ANDS Silvaa, SS Cruza, DM Carneiroa,b, FAR Mello-Jrb, AD Seabrab, MMF Barbosab, PF Nunesb, TX Carneirob, AS Khayata, RMR Burbanoa,b
a Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
b Hospital Ophir Loyola (HOL), Belém, PA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Analisar a presença a Fusão gênica PML-RARA Por Citogenética Molecular Para Diagnóstico De Leucemia Promielocítica Aguda (LPA) em pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA), para conduta terapêutica específica.

Material e métodos

Trata-se de um estudo de caráter experimental com analise não- probabilística por conveniência. Foram analisados um total de 34 pacientes com suspeita de LPA, atendidos pelo serviço oncológico do Hospital de referência Ophir Loyola, no estado do Pará, no período de 2017 a 2020.

Resultados

Dos pacientes analisados com suspeita de LPA, 21 foram confirmados através da análise da presença da fusão gênica PML-RARA, 74% dos pacientes do sexo feminino e 26% pacientes do sexo masculino. Os demais foram descartados para LPA e seguiram com diagnóstico e tratamento para LMA. Dos pacientes positivos para LPA, 12 pacientes conseguiram efetuar o tratamento padrão segundo as diretrizes do Ministério da Saúde em tempo hábil e destes, todos alcançaram a remissão da doença através da terapêutica adotada. 9 pacientes evoluíram a óbito, devido desordens de coagulação, antes de iniciar o tratamento. Para a análise estatística dos dados, foi o utilizado o teste qui-quadrado para realizar a associação dos positivos e negativos em relação a idade. Os resultados encontrados para incidência quanto idade não foram significativos (p = 0,27). Quanto a análise de incidência por sexo o teste utilizado foi o exato de Fisher, o qual não apontou resultados significativos (p = 0,47).

Discussão

A LPA, conhecida também como LMA-M3 segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde é um tipo leucêmico raro e bastante agressivo, caracterizando de 10%-15% dos casos de LMA, porém é altamente curável se diagnosticado precocemente. Cerca de 95% dos casos de LPA são PML-RARA positivo. A importância da avaliação da presença desta proteína quimérica, está não somente em sua prevalência nos casos de LPA, mas também se dá pela resposta terapêutica altamente eficiente com o uso do ácido trans-retinóico (ATRA), pois o uso em combinação com a quimioterapia melhora significativamente a sobrevida global produzindo taxas de remissão completa acima de 90% em dois anos se comparado à quimioterapia isolada. O impacto de ATRA sobre essas células leucêmicas é a alteração conformacional de transcritos PML-RARA, o que leva a liberação de co-repressores, recrutamento de histonas acetiltransferases e atenuação da repressão transcricional, o que permite que as células LPA sofram diferenciação. No presente estudo, pode-se perceber tal eficácia terapêutica, através da resposta positiva e a taxa de cura observada nos pacientes que foram tratados, a partir do diagnóstico precoce.

Conclusão

É notória a importância do diagnóstico genético molecular de LPA, visto que se trata de uma patologia altamente curável e se detectada precocemente, muda completamente o curso terapêutico do paciente através da inserção medicamentosa específica, o ATRA, que atua diretamente na proteína de fusão PML-RARA. As taxas de resposta ao tratamento são promissoras, como já descrito em literatura, e nos pacientes tratados no hospital de referência é ratificada a avaliação de boa resposta ao tratamento, consolidando ainda mais a importância do diagnóstico preciso de PML-RARA.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools