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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S958 (October 2023)
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HEMO 2023
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AGENTES SECRETOS DA HEMOSTASIA: USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA HEMOSTASIA SECUNDÁRIA
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LFB Botelho, DLT Silva, GMS Libardi, GGBL Araújo, JC Nunes, LMRF Morais, LFFD Santos, MJF Marques, PMS Cândido, WKG Silva, WLS Sobrinho
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Introdução

O ensino da fisiologia da hemostasia é um desafio nos cursos de graduação de saúde. Por ser um tema de natureza eminentemente teórico com grande densidade de conteúdo e necessidade de memorização, há uma natural aversão pela maioria dos estudantes. O Koagulando é um aplicativo para dispositivo Andoid criado para ajudar no aprendizado da hemostasia secundária, a famosa cascata da coagulação. É um jogo de plataforma onde o jogador controla os fatores da coagulação como se fossem agentes secretos que precisam vencer missões. O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência do uso do Koagulando como auxiliar no ensino da hemostasia.

Materais e métodos

O jogo foi utilizado como ferramenta complementar às aulas da disciplina de hematologia durante o semestre letivo 2022.2. Todos os alunos foram convidados a jogar e a responder um teste com cinco questões objetivas antes de jogar e o mesmo teste foi aplicado após completar o jogo. O jogo foi aplicado em dia diferente da aula expositiva sobre o tema. Todos os alunos foram convidados a escrever uma relato de experiência sobre o jogo.

Resultados

Trinta e três alunos participaram da atividade, sendo que 28 (84,9%) acertaram três questões no teste aplicado antes do jogo. 32 (97%) acertaram as cinco questões do teste aplicado após o jogo. A mediana de tempo para completar o jogo foi de 38 minutos. Apenas um aluno não conseguiu compeltar o jogo em até 60 minutos. Todos os alunos avaliaram a experiência como positiva, sendo que 30 (90,1%) classificaram como inovadora e estimulante. A maior crítica ao aplicativo foi a não disponibilidade para aplicativo IOS.

Discussão

Nos últimos anos tem havido uma mudança no paradigna do ensino médico com o estímulo ao uso de metodologias ativas no processo da aprendizagem. A gamificação é uma forma interessante e lúdica de trabalhar alguns conteúdos considerados mais densos com o objetivo de tornálos mais palatáveis. O uso do Koagulando foi associado a um maior indice de acertos nas perguntas objetivas e de satisfação do estudante. Por ser um aplicativo gratuito e disponível, torna-se uma ferramenta interessante como adjuvante as aulas tradicionais. O tempo de jogo é adequado para uma atividade didática, sendo a não disponibilidade para outros sistemas operacionais o seu maior limitante. Os autores desconhecem algum outro jogo de aplicativo que seja voltado para o ensino da hemostasia no formato de jogo de plataforma.

Conclusão

Koagulando é uma ferramenta útil no auxílio do ensino da hemostasia secundária, com potencial de dimuir a dificuldade associada ao aprendizado da matéria.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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