Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S681-S682 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S681-S682 (October 2023)
Full text access
ADESÃO AO PROJETO JUNHO VERMELHO PELA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL SANTA CASA DE BARRA DO PIRAÍ
Visits
177
LT Silva, G Silva, MO Souza
Hospital Santa Casa, Barra do Piraí, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info

Casa de Caridade Santa Rita de Cássia foi fundada no ano de 1966 e fica localizada no Municípiode Barra do Piraí. Apresenta os seguintes leitos: unidade de emergência contendo Salas Amarela e Vermelha e laboratório próprio, Clinica Médica Feminina e Masculina contendo 13 leitos, Centro Cirúrgico, 08 Quartos para internações particulares e UTI contendo 07 leitos. A instituição ainda contacom uma clínica para pacientes renais (CNBP – Clínica de Nefrologia de Barra do Piraí) que fica noprédio dentro do espaço da Casa de Caridade Santa Rita e que também conta com as transfusõesrealizadas pela Agência Transfusional da Santa Casa em funcionamento e expansão de serviços emconformidade com a Vigilância Sanitária. Possuimos um fluxo mensal de 80 a 160 transfusôes mensais. A campanha junho vermelho foi instituída nessa unidade pela primeira vez no ano de 2023 baseado nofato que é comemorado em 14 de junho o dia mundial do doador de sangue, mas também por outrosmotivos e por ser considerado o pior mês para doação de sangue seguidos dos meses julho e agostodevido à diversos fatores como frio, férias escolares e de trabalho, doenças respiratórias e que é um mêsem que as pessoas costumam sair pouco de casa. Percebemos a necessidade de aderir á campanha junho vermelho criada pelo Ministério da Saúde no ano de 2015 com objetivo de aumentar o númerode doadores nos hemocentros principalamente no Núcleo de Hemoterapia de Vasouuras que é o núcleofornecedor de hemocomponentes para Santa Casa de Barra do Piraí. A Camapanha foi fundamental para reforçar na sociedade a importânia da doação,é uma forma de sensibilizar as pessoas, além deestimular quem já doou em algum momento e a se lembrar da importância de retornar a relização dasdoações de sangue. Neste período muitas pessoas são estimuladas a realizarem sua primeiradoação.Sabemos que todos os dias acontecem diversas situações que se fazem necessário o uso debolsas de sangue como pacientes que precisam de transfusão devido à cirurgias, queimaduras, doenças hematológicas como leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte doseu tratamento. O apoio e incentivo à esse movimento no município de Barra do Piraí para que maispessoas possam através de informações e educação em saúde possam ser tornar doadores voluntáriosde sangue. O mês de junho também foi escolhido estratégicamente para conscientizar a populaçãoporque a consciência é o primeiro passo para que a doação se torne uma atitude mais frequente porparte da população no mês onde os estoques ficam mais críticos. É necessário tornar o assuntocorriqueiro,cada vez mais presente nas rodas de amigos e familiares, assim como nas empresas. O alcance das informações proporcionadas pela campanha junho vermelho busca incentivar e aumentar onúmero de doações dentro das empresas é de interesse e prioridade do RH participar com incentivos doscolaboradores para que possa exercer a cidadania.Desse modo, adesão ao projeto junho vermelho semostrou relevante pois o mês considerado como o pior do ano tivemos sucesso em doações cerca de100 doadores aptos que resultou num aumento inesperado do estoque de hemocomponentes onde o Núcleo de Hemoterapia fornecedor pode ter suas atividades e demandas atentidas com tranquilidade esucesso e também distribuir aos outros municípios que também necessita desse serviço contribuindo ecolaborando para o sucesso dos tratamentos dos pacientes assim como salvando vidas .

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools