Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S106-S107 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S106-S107 (October 2023)
Full text access
ACURÁCIA DOS ALERTAS DE BLASTOS E LINFÓCITOS ATÍPICOS DE UM ANALISADOR HEMATOLÓGICO AUTOMATIZADO EM AMOSTRAS DE MEDULA ÓSSEA
Visits
269
RMC Penteadoa, RC Bastosb, AAR Villarinhoa, CM Itoa, CB Monteiroa, IO Santosa, FA Sousaa, LM Suganumaa, ACA Cardosoa, JCC Guerraa
a Medicina Diagnóstica, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), São Paulo, SP, Brasil
b Albert Einstein - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Avaliar a acurácia dos alertas da presença de blastos e linfócitos atípicos, obtidos através da análise automatizada de amostras de medula óssea, utilizando o equipamento Sysmex® XN-10.

Material e métodos

Foram avaliados retrospectivamente os resultados de 40 amostras de medula óssea, selecionadas de forma aleatória, dentre as analisadas no laboratório clínico do Hospital Israelita Albert Einstein para mielograma e imunofenotipagem. O processamento das amostras no equipamento XN-10 foi efetuado de rotina após a realização da imunofenotipagem, com uma alíquota de material excedente filtrada, diluída e submetida à análise no aparelho. Os alertas avaliados foram “Blasts/Abn Lympho?” e “Atypical Lympho?”, os quais foram correlacionados com presença acima de 1% de blastos e 1% de plasmócitos, respectivamente, nos resultados de mielograma e imunofenotipagem. Os resultados obtidos foram registrados em planilha no excel e analisados utilizando o coeficiente “Kappa”.

Resultados

Em comparação com o resultado do mielograma, o alerta “Blasts/Abn Lympho?” apresentou concordância adequada em apenas 20 de 40 amostras, evidenciando-se uma pobre concordância “Kappa”, 0,059. Utilizando a Imunofenotipagem como parâmetro de comparação, a concordância do alerta aumentou para 24 amostras, sendo 15 com presença do alerta e 9 sem o alerta, elevando o coeficiente “Kappa” para 0,19. Avaliando-se a detecção da presença de plasmócitos através do alerta “Atypical Lympho?”, observou-se que 16 de 40 amostras tiveram resultados concordantes com mielograma, sendo 12 com e 4 sem a presença do alerta. O coeficiente “Kappa” desta comparação foi de -0,221. Devido ao baixo número de amostras com quantificação de células plasmocitárias através de imunofenotipagem, não foi possível comparar a performance do alerta com os resultados obtidos por este método.

Discussão

Embora o equipamento Sysmex® XN-10 apresente boa acurácia, reprodutibilidade e sensibilidade em seus alertas para detecção de blastos e plasmócitos em amostras de sangue periférico, os resultados desta análise demonstram que essa performance não se reproduz em amostras de medula óssea, conforme evidenciado pelas baixas correlações entre a presença dos alertas e os resultados de mielograma e imunofenotipagem das amostras. Esta observação indica que os analisadores hematológicos podem apresentar diferenças de acurácia em análise de amostras diferentes do sangue periférico para estes parâmetros.

Conclusão

O estudo demonstrou que a eficácia dos alertas do equipamento Sysmex® XN-10 na detecção de blastos e plasmócitos é substancialmente reduzida quando utilizadas amostras de medula óssea.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools