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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S901 (October 2023)
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HEMO 2023
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ACREDITAÇÃO ONA CORPORATIVA EM UMA HEMORREDE ESTADUAL
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P Carstena, GR Oliveiraa, DA Cláudiob
a Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
b Fundação de Apoio HEMOSC, CEPON (FAHECE), Florianópolis, SC, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Objetivos

Descrever a experiência da primeira Hemorrede brasileira a receber uma acreditação ONA.

Materiais e métodos

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) é um órgão público da Secretaria Estadual de Saúde, que tem na gestão da qualidade um dos seus pilares, sendo certificado com a ISO 9001:1994 em 1999 e ABHH/ABBB em 2014 no HEMOSC Coordenador, e com a ISO 9001:2008 em toda Hemorrede em 2010. A Hemorrede HEMOSC é constituída pelo Hemocentro Coordenador em Florianópolis, sete Hemocentros Regionais nas principais cidades do Estado, duas unidades de coleta e oito agências transfusionais. Sendo administrado pela Organização Social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON – FAHECE, que tem como seus objetivos o aprimoramento da gestão, fortalecendo a esperança dos que buscam os serviços. Considerando a relevância da qualidade e segurança nos processos, por meio de uma gestão integrada, a FAHECE coordenou o processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação - ONA nas suas unidades (HEMOSC, CEPON e SAMU) com consultoria do Instituto Qualisa de Gestão – IGQ, bucando o mesmo nível dea creditação para as três unidades. Visando às adequações necessárias ao Manual Brasileira de Acreditação versão 2022-2025, foi criado o Núcleo Estratégico composto pela Direção, Gerências e Coordenadores da Qualidade das quatro unidades, individualmente cada unidade constituiu um Time da Qualidade. A IQG fez capacitações específicas para o Núcleo e Time da Qualidade, e um diagnóstico comparando os processos praticados e os requisitos da ONA. Definiu-se uma estrutura organizacional com o papel de cada integrante, suas atribuições e responsabilidades que eram acompanhadas semanalmente para alinhamento e tomada de decisões. Para promover o engajamento e se comunicar com as equipes, foram realizadas palestras de sensibilização presencial em todas hemorrede e na oportunidade foi realizada uma avaliação dos Hemocentros por meio de check list padronizado levando em consideração os apontamentos feitos no diagnóstico da IQG.

Resultados

Como resultados dos encontros promovidos pelo Núcleo Estratégico da Qualidade, obteve-se a descrição e implantação das Políticas Corporativas aplicadas a todas Unidades, como Política da Qualidade, Integridade, Gestão de Pessoas, Informação, Comunicação, Financeira, Suprimentos e Assistencial. Foram elaborados os acordos de interação entre as partes, visando contribuir com a visão sistêmica institucional. Fez-se revisão de gestão de riscos e de processos da hemorrede, usando-se respectivamente as ferramentas FMEA e SIPOC. Especificamente para essa acreditação, 27 documentos foram revisados e 10 foram criados. Bem como, foram criadas novas comissões e fortalecida a atuação das já existentes. Em maio/2023 houve a primeira acreditação corporativa ONA 1 do Brasil.

Discussão

Um dos maiores desafios do HEMOSC foi conciliar o sistema de gestão da qualidade próprio e as suas certificações com as demais unidades, foi também uma oportunidade de auto avaliar-se, eliminando preciosismos que não contribuiam nos processos, trazendo aprimoramento institucional em qualidade além de crescimento profissional dos colaboradores. Para o HEMOSC a segurança dos pacientes foi o maior ganho.

Conclusão

Evidenciou-se melhorias nos processos de cada unidade e na gestão integrada, com maior aproximação entre as partes e uma melhoria significativa no olhar voltado para a segurança na assistência tanto do paciente, como do doador.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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