Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S691-S692 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S691-S692 (October 2023)
Full text access
AÇÕES DE PROMOÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE PROMOVIDAS PELO HEMORIO PARA A CAMPANHA NACIONAL JUNHO VERMELHO DE 2023
Visits
155
PC Silva, MAR Mello, KC Nunes, KO Sant'anna
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Apresentar as ações desenvolvidas pelo Setor de  Promoção a Doação de Sangue (SPDS) realizadas no período da campanha Junho Vermelho no Hemorio de 2023.

Material e método

Trata-se de um estudo descritivo quantitativo com pesquisa documental tendo como base textos e legislações sobre a temática e levantamento de dados quantitativos do setor.

Resultados

O hospital de referência em hemoterapia e hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) promoveu ações do Junho Vermelho em vários locais do Rio de Janeiro. Entre as ações realizadas, a campanha Rota Solidária foi lançada em parceria inédita com empresas do setor de mobilidade, gerando um aumento de 52% em relação às bolsas coletadas na campanha de 2022. Ao total, foram 3.117 bolsas de sangue. A coleta externa também é uma importante ação nesse período. Como exemplo, a que foi realizada em parceria com o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. No período de 14 de junho de 2023 a 21 de junho de 2023 foram coletadas 1.261 bolsas de sangue. Também foram realizadas atividades pelos residentes multiprofissionais no instituto, através dinâmicas interativas no salão de doadores do hemocentro, visando esclarecer dúvidas a respeito dos critérios para doação de sangue. Esclarecer os critérios para ser um doador.

Discussão:

A intenção das campanhas de doação de sangue, que se estenderam no mês de junho, é estimular a doação para abastecer os estoques de sangue no estado. A campanha batizada de Rota Solidária fez parte das ações desenvolvidas, sendo divulgada no Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e durou até o dia 21 de junho. Essa iniciativa contou com o apoio das concessionárias Metrô Rio, VLT Carioca, SuperVia, Semove e empresa de tecnologia 99Táxi, que disponibilizaram 6.350 gratuidades nos transportes. Funcionou da seguinte forma: o doador que se dirigisse ao Hemorio para  se candidatar a doação, informando o modal utilizado, recebia duas passagens de acordo com a disponibilidade, para cobrir os gastos de deslocamento de ida e volta ao hemocentro. Já para os que utilizaram o aplicativo da empresa de tecnologia 99Táxi, tiveram cupom de desconto, garantindo o pagamento de 50% do valor de até duas corridas, sendo disponibilizados 5.000 vouchers. A Rodoviária do Rio e o aeroporto RIOgaleão, utilizaram seus espaços para chamar a atenção dos visitantes que chegavam na cidade.

Conclusão

Considerando que junho é o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição do número de doadores no Brasil, torna-se indispensável visar o envolvimento do público para não só aumentar o número de doações deste mês, mas incentivar a cultura de doações de sangue em todo o país. Frente a isso, as ações viabilizadas pelo Hemorio durante o Junho Vermelho, garantiram suporte às emergências, maternidades e às unidades de saúde do Estado do Rio. As ações delinearam a divulgação de informações referente a importância da transfusão, conscientizando grupos coletivos, familiares dos pacientes, comunidade acadêmica entre outros, a realizar o ato de solidariedade que pode salvar vidas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools