Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S665 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S665 (October 2023)
Full text access
A INFLUÊNCIA DA COLETA EXTERNA EM UM HEMOCENTRO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E SEU IMPACTO NAS DOAÇÕES POR REGIÃO ADMINISTRATIVA
Visits
285
JFM Oliveira, FLV Souza, JVA Assis
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Este estudo teve como objetivo demonstrar a influência da implantação da Coleta Externa (CE) na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e seu impacto na porcentagem de doações por Região Administrativa (RA) do Distrito Federal no primeiro semestre de 2023.

Material e métodos

Realizou-se estudo documental com dados extraídos do sistema informatizado utilizado no ciclo do sangue da FHB (SISTHEMO), utilizando a ferramenta Perfil do Doador. Primeiramente, analisou-se a porcentagem de doadores que doaram na sede da FHB no período de janeiro a junho de 2023, por Região Administrativa. Em seguida, foi realizado cálculo comparativo entre a quantidade de doadores das RAs que doaram na coleta externa, em um dia de visita da Unidade Móvel.

Resultados e discussão

Na sede da FHB, no primeiro semestre de 2023, do total de doadores, 4,72% eram provenientes da RA Planaltina;2,78% da RA Riacho Fundo II; 8,33% da RA Ceilândia; 4,24% da RA Águas Claras; 6,28% da RA Taguatinga; 3,77% da RA Gama; 3,61% da RA Guará e 29,93% da RA Brasília, onde se localiza a sede da FHB. Nesse mesmo período foram realizadas coletasexternas, nas seguintes RAs: Planaltina, na qual 91,76% dos doadores eram residentes dessa RA, enquanto os 8,24% restantes eram residentes em RAs distintas. Já em Riacho Fundo II, 59,01% eram da respectiva RA, enquanto 40,99%  eram de RAs distintas. Em Ceilândia,  58,44% eram da respectiva RA, enquanto 41,56% residiam em outras RAs. Águas Claras, 43,40% eram da respectiva RA, enquanto 56,60% residiam em RAs distintas. Taguatinga, 28,75% eram da respectiva RA e 71,25% eram provenientes de outras RAs. Gama, 56,72% eram da respectiva RA, enquanto 43,28% eram provenientes de outras RAs. Guará, 53,52% eram da respectiva RA, enquanto 45,48% eram provenientes de outras RAs. Na RA Brasília: 27,40% eram residentes da respectiva RA, enquanto 72,60% eram provenientes de outras RAs. Observou-se que, na porcentagem de doadores por RA na coleta externa, o número de doadores provenientes daquelas regiões, ou de RAs próximas àquela onde aconteceu a visita, era significativamente maior do que o número dos doadores que comumente doam na sede da FHB, que se encontra na RA Brasília.Considerando que no Distrito Federal existe apenas um hemocentro público e que ele atua de forma centralizada na RA  Brasília, com perfil de doadores que residem majoritariamente nessa região, existe a necessidade de democratizar o acesso da população à doação de sangue. A realização de coletas externas nas RAs mais distantes do Distrito Federal aumentou a quantidade de doadores provenientes desses locais, podendo também fomentar a fidelização do doador.

Conclusão

A Coleta Externa de Sangue tem como objetivo principal facilitar o acesso do cidadão à doação de sangue. Após a análise dos resultados, foi possível observar que houve um aumento de doadores provenientes das RAs mais distantes, onde foram realizadas as coletas externas com a Unidade Móvel, se comparados com as doações realizadas na FHB em dias em que não houve coleta externa, no primeiro semestre de 2023.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools