Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S866-S867 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S866-S867 (October 2023)
Full text access
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO MULTIPROFISSIONAL QUANTO ÀS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS
Visits
210
BO Sousa, MF Dias
Hospital Santa Marcelina, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna e comprovadamente eficaz. Durante a transfusão podem ocorrer reações transfusionais que são definidas como agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea, e a ela relacionados. Logo, para segurança na administração do sangue depende de profissionais capacitado, o que viabilizará a qualidade no ciclo do sangue e uma maior segurança dos pacientes submetidos à está terapia.

Métodos

Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa sobre a importância do conhecimento da equipe multiprofissional e de enfermagem quanto aos tipos de reação transfusional imediatas. Realizada no mês de abril de 2023 com a equipe multiprofissional de residentes de urgência e emergia e onco-hematologias e acadêmicos de enfermagem do ultimo ano de graduação do Hospital Santa Marcelina (SP). Baseou-se a metodologia da problematização com o arco de maguerez que se constitui em cinco etapas: observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipótese de solução e aplicação. A observação da realidade foi realizada por uma residente de enfermagem do Programa Multiprofissional em Onco-hematologia durante os cenários de prática. Os pontos chaves catalogados foram discutidos com a enfermeira tutora do programa de residência. Seguidamente, desenvolve-se a teorização através da leitura das bibliografias disponíveis sobre o tema, no qual fundamentou as hipóteses de soluções. Por fim, se deu a aplicação por meio de uma aula expositiva com slides e integração da equipe.

Resultados

No decorrer da etapa de observação notou-se o pouco conhecimento dos profissionais da equipe multidisciplinar e de enfermagem sobre hemoterapia e reações transfusionais. Como pontos chaves, identificou-se a importância da temática para discussão e conhecimento de todos pois conseguir identificar um potencial reação imediata reduz morbidades ao paciente. A fundamentação teórica corroborou para embasar a apresentação e discussão sobre a temática como proposta da hipótese de solução. Durante a última etapa (aplicação), fazendo uso da aula expositiva e roda de conversa, discutiu-se o conceito de hemoterapia, o que é hemovigilância, classificação das reações transfusionais, tipos de reações imediatas, sinais e sintomas de alerta e ao identificar uma potencial reação, o que se deve fazer ao suspeitar de uma reação transfusional imediata. A maioria dos profissionais presentes opinaram da importância da temática pois algumas reações podem gerar danos e agravos aos pacientes, e a equipe de enfermagem não tem condições de acompanhar uma transfusão completa ao lado do paciente, contudo, outros profissionais podem estar presentes no momento da reação.

Conclusão

A experiência contribuiu para difundir o conhecimento sobre hemoterapia, sendo que este assunto é deficiente na maioria dos cursos. À vista disso, faz-se necessário atualizações e sensibilização tanto dos profissionais da enfermagem como os demais profissionais da saúde, a fim de reduzir complicações para os pacientes e ofertar os primeiros atendimentos caso o enfermeiro ou equipe de enfermagem não esteja presente no momento.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools