HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosAs visitas técnicas representam uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos visualizem a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula ou até mesmo, proporcionando um vislumbre da sua áreas de atuação. O contato com profissionais da área, com os fluxos de trabalho e com tecnologias utilizadas no HEMOSC amplia a compreensão e desperta o interesse dos estudantes, além de contribuir para a escolha de futuras áreas de atuação. Neste contexto, o HEMOSC desenvolve um programa estruturado de visitas técnicas voltado a alunos de cursos técnicos e de graduação, promovendo a integração entre o meio acadêmico e o ambiente profissional.
Descrição do casoAs visitas técnicas são organizadas mediante agendamento prévio entre os Hemocentros e as instituições de ensino. Cada grupo visitante é recebido por uma equipe interna responsável pela condução do roteiro, que inclui: Orientações sobre a visita técnica (papéis e responsabilidades); Explicação sobre o processo de estágio e pesquisa científica; Visita guiada aos setores estratégicos, oportunizando a vivência da rotina prática; Espaço para perguntas e respostas com os profissionais de referência e Sensibilização ao impacto da Doação de Sangue. As turmas são acompanhadas por seus respectivos professores e seguem orientações de segurança e conduta pré-estabelecidas. A adoção do programa de visitas técnicas tem proporcionado resultados positivos tanto para os estudantes quanto para a Hemorrede Hemosc. Os alunos relatam maior compreensão sobre os conteúdos teóricos e expressam entusiasmo em relação ao ambiente profissional. Enquanto os professores consideram as visitas um complemento valioso à formação acadêmica. Para o HEMOSC, o programa contribui para fortalecer sua responsabilidade social, além de ser uma estratégia de atração de talentos e de aproximação com instituições de ensino. Bem como, obteve como resultado a realização de trabalhos científicos, estágio curriculares, inserção de profissionais na Instituição, conscientização a captação de sangue e doadores. No período de compreende os anos 2020 a 2025, o HEMOSC realizou um total de 160 visitas, totalizando um número de 1.162 participantes entre alunos e profissionais. Em relação ao público de interesse destas visitas, tivemos a participação de 726 alunos de cursos superiores de enfermagem, Biomedicina e Bioquímica, 253 de alunos de cursos técnicos de enfermagem e 183 profissionais de hospitais conveniados e outros hemocentros do país.
ConclusãoA experiência de visitas técnicas organizadas pelo HEMOSC reforça a importância do vínculo entre a teoria acadêmica e a prática profissional. Trata-se de uma ação simples, de baixo custo, mas de grande impacto para a formação de futuros profissionais. Recomenda-se a ampliação e sistematização de programas como esse, com apoio institucional, como estratégia de desenvolvimento educacional e organizacional.




